Desempenho

Aeroporto do Recife bate meta em pesquisa com passageiros

Eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2015, o Aeroporto do Recife recebeu 2,27 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 24/04/2019 às 18:38
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, alcançou 4,40 pontos na pesquisa de satisfação do passageiro e desempenho aeroportuário do primeiro trimestre deste ano. No levantamento da Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, cuja meta de qualidade era de quatro pontos, o terminal pernambucano foi avaliado em 38 indicadores. Destes, a marca de quatro pontos foi superada em 27, o que corresponde a um desempenho de 71% na categoria entre 5 e 15 milhões de passageiros por ano.

Destaques

Entre os principais destaques do Aeroporto do Recife estão:

- a facilidade de embarque e desembarque no meio fio;

- a limpeza geral;

- a cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, imigração e emigração, aduana, check-in;

- tempos de fila na inspeção de segurança;

- check-in, emigração e imigração, aduana;

- disponibilidade de transporte público;

- confortos térmico e acústico;

- sensação de segurança;

- disponibilidade de assentos na sala de embarque, entre outros.

Para a presidente da Infraero, Martha Seillier, a pesquisa, além de ajudar a conhecer melhor a percepção do passageiro, estimulou uma competição saudável entre os aeroportos na busca por melhores resultados. “Ela tem fomentado uma concorrência por melhores resultados, o que é muito bom para todos, para a Rede Infraero e para os nossos usuários. A gente brinca que é o Oscar da aviação civil e todo mundo quer ganhar esse prêmio”, disse.

Já o secretário de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, destacou que o desempenho dos aeroportos da Infraero é sinal de resultado das diretrizes de gestão para o setor aeroportuário. “Conseguimos, enquanto promotores de política pública, atingir nossa meta, com a avaliação média do passageiro acima da nota 4,0, em relação aos aeroportos pesquisados”, avaliou.

Aeroporto do Recife

Eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2015, o Aeroporto do Recife recebeu 2,27 milhões de passageiros no primeiro trimestre deste ano, número 5,85% superior aos primeiros três meses do ano passado. Com a avaliação de seus clientes entre boa e muito boa, conforme os critérios da pesquisa, o resultado demonstra o comprometimento da Infraero com um de seus principais aeroportos. “O passageiro reconhece a contribuição de cada funcionário da Infraero no bom trabalho feito pela empresa no Recife, com desempenho superior à meta do governo e à frente de grandes aeroportos como Fortaleza, Salvador e Porto Alegre”, avalia a superintendente Elenilda da Cunha.

Com operações das companhias aéreas Latam, Avianca, Azul, Gol, TAP, Condor, Copa Airlines, Air Europa, TACV, o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre liga Recife a 30 destinos nacionais e 12 internacionais (Frankfurt, Panamá, Montevidéu, Buenos Aires, Miami, Lisboa, Cidade da Praia, Orlando, Fort Lauderdale, Rosário, Córdoba e Madri), conta obras de arte do artista plástico Francisco Brennand e outros nomes da cultura pernambucana. Toda essa estrutura é abrigada por um terminal capaz de receber até 17,8 milhões de passageiros e que em 2018 movimentou 8,39 milhões de embarques e desembarques. Com esse número, Recife foi o terceiro da Rede Infraero em movimentação de passageiros, atrás apenas de Congonhas e Santos Dumont.