Museu

Cais do Sertão conquista primeiro prêmio internacional de arquitetura

Museu Cais do Sertão recebeu o título de ''Obra do Ano'', em concurso com outras edificações de países lusófonos

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 24/04/2019 às 17:47
Foto: Chico Andrade - Setur PE
FOTO: Foto: Chico Andrade - Setur PE

O Museu Cais do Sertão, que fica no Centro do Recife, foi o grande vencedor do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily. A premiação é concedida anualmente a melhor construção arquitetônica dos países de língua portuguesa. Administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, o Cais superou outros catorze concorrentes para sagrar-se o ganhador. Na disputa, estavam nove edificações brasileiras e seis portuguesas.

Ao todo, mais de 10 mil votos foram coletados durante duas semanas de indicações. Entre os nomeados estavam presentes projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações. Assinada pelo escritório Brasil Arquitetura, a obra do Cais do Sertão ficou logo à frente de duas edificações paulistas, o Sesc 24 de Maio (segundo colocado) e a Casa João de Barro (terceiro colocado), localizados respectivamente nas cidades de São Paulo e Itatiba.

“Recebemos com bastante alegria a notícia de mais um prêmio conquistado pelo Cais do Sertão, primeiro título internacional do museu. Um reconhecimento como este só enaltece o belo trabalho realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer para promover um espaço tão multicultural e característico das nossas raízes”, destacou o secretário Rodrigo Novaes. Esta é a segunda vez que o Museu recebe um título. Em dezembro de 2018, o espaço foi o vencedor do Prêmio Nacional do Turismo, do Ministério do Turismo, na categoria "Valorização do Patrimônio".

O Museu Cais do Sertão, administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, foi o grande vencedor do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily
O Museu Cais do Sertão, administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, foi o grande vencedor do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily
Foto: Peu Hatz - Setur PE

Cais do Sertão

Localizado no bairro do Recife, região central da capital pernambucana, o Cais do Sertão completou cinco anos de inauguração no último dia 3 de abril. A construção do equipamento é formada por concreto armado e protendido, no módulo I, e por mais de dois mil cobogós no módulo II. O espaço exalta as tradições do Estado com atividades lúdicas e culturais em sua programação e conserva uma exposição permanente em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, além de auditório e salas expositivas.