Cultura

VII Festival RioMar de Literatura conecta Brasil e Portugal

Festival RioMar de Literatura homenageia o talento dos escritores Margarida Cantarelli e José Paulo Cavalcanti Filho

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 26/04/2019 às 18:49
Reprodução / TV Jornal
FOTO: Reprodução / TV Jornal

O Festival RioMar de Literatura chega a sua 7ª edição com uma homenagem ao talento dos escritores Margarida Cantarelli e José Paulo Cavalcanti Filho, no Teatro RioMar, nesta sexta-feira (26). O evento, que é realizado em parceria com a Academia Pernambucana de Letras (APL), conta com painéis de discussão e participação da atriz e escritora Fabiana Karla, do cantor e poeta Petrúcio Amorim e apresentações teatrais da Dispersos Cia de Teatro. O acesso para o evento foi gratuito, mediante inscrição.

Com o propósito de celebrar a literatura e a arte, foram foco do VII Festival RioMar de Literatura o conhecido jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho e a desembargadora e escritora, atual presidente da Academia Pernambucana de Letras, Margarida Cantarelli. Como existe uma ligação muito próxima dos dois escritores com Portugal, cabou na ocasião uma conexão luso-brasileira em suas produções literárias com os dois países.

Programação

A programação do VII Festival RioMar de Literatura teve início às 14h30, com Luzilá Gonçalves, da Academia Pernambucana de Letras, e Carmen Peixoto, gerente de relações institucionais do RioMar Recife. O primeiro painel da tarde fez uma homenagem a Margarida Cantarelli, com os convidados Luis Alberto Gurgel de Faria, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, e Creuza Aragão, professora e ex-secretária de Educação. Já o segundo momento, foi o painel voltado a José Paulo Cavalcanti Filho com o cientista e professor Silvio Meira e o cardiologista Carlos Roberto Ribeiro de Moraes.

A Dispersos Cia de Teatro realizou apresentações teatrais entre um painel e outro. O grupo representou trechos de obras e textos escritos por José Paulo Cavalcanti Filho e Margarida Cantarelli, além de poemas brasileiros e portugueses, sempre fazendo a conexão entre Brasil e Portugal.

A atriz e escritora Fabiana Karla e o poeta e cantor Petrúcio Amorim complementaram a programação do VII Festival RioMar de Literatura Pernambucana. Na ocasião, Fabiana Karla, que além dos trabalhos como atriz, tem publicadas as obras Gordelícias – Crônicas de quatro mulheres felizes com seu corpo (2017) e O Rapto do Galo (2013), comentou sobre sua veia literária e presenteou a plateia também com uma pequena apresentação em voz e violão.

Cantor, poeta e compositor natural de Caruaru, Petrúcio Amorim fez o show de encerramento do festival, com um repertório repleto de clássicos como Confidências, Anjo Querubim, Tareco e Mariola, Filho Do Dono e muito mais.