Inovação

Rede pública: Alunos produzem filmes com materiais recicláveis

O material está sendo produzido durante as oficinas do projeto Cidade Plástica. Materiais recicláveis dão vida aos personagens na técnica do stop motion

Armando Holanda
Armando Holanda
Publicado em 12/05/2019 às 15:00
Bobby Fabisak / JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak / JC Imagem

Alunos das escolas da Rede Municipal de Educação do Recife estão tendo a oportunidade de, por meio do audiovisual, ressignificar o conceito de lixo e preservação ambiental. Isso porque, durante todo o mês de maio, dezenas de alunos participam de um projeto conscientizador chamado Cidade Plástica. O intuito do projeto é produzir curtas-metragens por meio da stop motion, técnica que consiste no registro fotográfico quadro a quadro com intuito de gerar movimento. Os filmes, com a temática central focada na conscientização ambiental e na reutilização do plástico. serão produzidos junto com os alunos.

“Estamos utilizando a animação como ferramenta para despertar nos alunos a consciência ambiental. Solicitamos a eles que trouxessem materiais recicláveis utilizados no dia a dia para que, dessa forma, tivessem noção de quanto lixo produzimos”, explica o educador e cineasta Bruno Cabús. Cada uma das escolas participa das oficinas durante uma semana. “Primeiro introduzimos os conceitos de poluição, consumo e descarte, e depois vamos para a parte prática, quando os alunos têm a oportunidade de aprender a técnica e começam a enxergar o audiovisual de uma outra forma”, explica.

Filmes

Escolas de San Martin, Coque, Vasco da Gama e Cordeiro também receberão as oficinas. Ao final, serão produzidos seis filmes e todo o material será lançado na Mostra Ambiental do Recife (Maré), prevista para agosto deste ano.