Educação

Enem 2019 registra 334 mil inscritos em Pernambuco

O boleto de inscrição do Enem pode ser pago até dia 23                                                

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 20/05/2019 às 17:47
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 registrou 334.752 inscritos em Pernambuco. As inscrições terminaram na última sexta-feira (17), mas os participantes têm até o dia 23 de maio para pagar a taxa, que custa R$ 85. A prova do Enem 2019 acontece nos dias 03 e 10 de novembro.

Do total de inscritos no Estado, 116.034 ainda precisam efetuar o pagamento dentro deste prazo para confirmar participação no exame, de acordo com balanço preliminar até o início da tarde desta segunda-feira (20). O pagamento deve ser realizado por meio de GRU Cobrança e pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos horários e critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Isenção

Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. No Brasil, foram 6.384.957 de inscritos para a edição de 2019. O número final de participantes confirmados será divulgado no próximo dia 28.

O Enem

O exame avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e instituições portuguesas. O Enem é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, o exame recebeu quase 100 milhões de inscrições.

O exame também possibilita o financiamento e apoio estudantil, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.