Sergipe

Avião cai com Gabriel Diniz em Sergipe

Gabriel Diniz e outras duas pessoas morreram em uma acidente aéreo

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 27/05/2019 às 14:18
Divulgação
FOTO: Divulgação

Um avião caiu, no início da tarde desta segunda-feira (27), em um mangue no povoado Porto do Mato, em Estância, na região sul de Sergipe, segundo o Corpo de Bombeiros Militar. A assessoria de imprensa do cantor Gabriel Dinizinformou que ele estava na aeronave. Próximo ao local do acidente, foi encontrado o passaporte do artista, conhecido pelo hit "Jenifer. Ele havia feito um show em Feira de Santana (BA) na noite deste domingo (26). O Grupamento Tático Aéreo (GTA) havia informado que eram quatro ocupantes na aeronave, mas a Polícia Militar confirmou que foram três mortos.

Os corpos das três vítimas do acidente aéreo desta segunda-feira (27) foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Aracaju, capital do estado. Estavam no avião e morreram no acidente o cantor Gabriel Diniz e Linaldo Xavier e Abraão Farias, pilotos e diretores do Aeroclube de Alagoas. A aeronave decolou de Salvador e tinha como destino Maceió.

Gabriel Diniz morreu no dia do aniversário de sua noiva

A noiva do cantor Gabriel Diniz, Karoline Calheiros, faz aniversário nesta segunda-feira (27), no mesmo dia do trágico acidente. A jovem completa 25 anos e, segundo pessoas próximo a Gabriel, o cantor pretendia fazer uma surpresa para ela. Após o acidente, Karoline deletou sua conta no Instagram. No perfil, haviam algumas fotos com o cantor.

Gabriel Diniz e a namorada
Gabriel Diniz e a namorada
Reprodução / Redes Sociais

Velório será aberto aos fãs, diz pai de Gabriel Diniz

O velório do cantor Gabriel Diniz, que morreu nesta segunda-feira (27) em um acidente aéreo em Sergipe, será realizado em João Pessoa, na Paraíba. O pai do artista, Francisco Diniz, confirmou para a TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, que a despedida será aberta ao público. Segundo informações iniciais, o corpo do artista será velado no Ginásio de Esportes 'O Ronaldão', no bairro Cristo Redentor, e o enterro no cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo. "Gabriel era a própria alegria em vida. Ele sempre foi alegria, festa", relatou Francisco para o portal T5, da afiliada.

>> Saiba mais sobre o acidente que vitimou Gabriel Diniz e outras duas pessoas

Investigação do acidente

A investigação do acidente aéreo ocorrido, na tarde desta segunda-feira (27), e deixou Gabriel Diniz e outras duas pessoas mortas, será realizada por dois órgãos. O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com sede no Recife, investigará com foco na prevenção de acidentes não apontando culpados. A Polícia Civil também realiza uma investigação em paralelo.

Em nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), realizarão a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-KLO. A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

Avião estava em situação regular na ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou, através de nota, que dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) indicam que avião acidentado nesta segunda-feira (27), em Sergipe (SE), estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020.

"O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando quatro assentos", explicou a Anac. Por fim, a Anac se solidarizou com os familiares das vítimas do acidente e disse colaborar com as investigações que estão em curso.

Aeronave que levava Gabriel Diniz não tinha permissão para fazer táxi aéreo

O avião de pequeno porte que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, e caiu no início da tarde desta segunda-feira (27) não tinha autorização para fazer táxi aéreo, ou seja, para transportar pessoas comercialmente.

Luan promoções confirma morte

A Luan Promoções, que gerenciava a carreira do artista, divulgou uma nota sobre o acidente. Confira a nota na íntegra: "A Luan Promoções, familiares, fãs, amigos e equipe estão todos muito abalados com está triste notícia que pegou todos de surpresa nessa manhã, 27. Com muito pesar confirmamos a morte do Gabriel Diniz. O cantor estava em um bimotor que caiu no sul do estado de Sergipe no começo dessa tarde. Sua alegria estará para sempre em nossos corações! Não deixaremos perder a sua irreverência jamais, você conquistou uma nação com o seu trabalho e carisma".

Gravadora lamenta morte de Gabriel Diniz

Em nota, a gravadora de Gabriel Diniz divulgou nota confirmando o falecimento do cantor e dizendo que se solidariza com a família e amigos do cantor.

Confira a nota na íntegra:

"É com imenso pesar que recebemos a confirmação do trágico e precoce falecimento do cantor e compositor Gabriel Diniz, que integrava o cast da Universal Music Brasil.

“Um dos maiores artistas em ascensão no Brasil, talentoso demais, um ser de muita luz, uma das pessoas mais alegres que conheci em toda a minha vida. A família Universal Music chora por sua partida. Descanse em paz meu amigo. Que as suas músicas fiquem eternizadas e nos ajudem a amenizar essa nossa dor. Muita força e conforto para todos os familiares e amigos”, lamenta Paulo Lima, presidente da companhia.

Conhecido pelo seu inigualável carisma e alegria nos palcos e fora deles, Gabriel Diniz também arrebatou uma legião de fãs pelo Brasil. No início deste ano, o cantor lançou o seu maior sucesso, “Jenifer”, que conquistou de vez o país.

Consternada com essa triste notícia, a Universal Music Brasil se solidariza com a família e amigos do cantor, que completaria 29 anos no dia 18 de outubro de 2019, além dos demais tripulantes da aeronave."

Shows em Pernambuco

O show dele era um dos mais esperados da 18ª edição do São João da Capitá, no dia 8 de junho, na área externa do Classic Hall, em Olinda. O cantor também estava confirmado para o São João 2019 de Arcoverde. Gabriel Diniz também estava escalado para tocar no São João de Caruaru, no dia 7 de junho, e para a prévia de Petrolina, no dia 20.

>> Relembre os sucessos de Gabriel Diniz, do hit Jenifer

Prefeitura de Caruaru divulga nota de pesar pela morte de Gabriel Diniz

NE10 Interior

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, através da Fundação de Cultura e Turismo, divulgou nesta segunda-feira (27), uma nota de pesar lamentando a morte do cantor Gabriel Diniz em um acidente aéreo em Sergipe. O artista se apresentaria no dia 7 de junho, dentro da programação dos festejos juninos da Capital do Forró, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

"Tristeza é a única palavra que define o que nós, que fazemos o São João de Caruaru, estamos sentindo com a notícia do acidente de avião que tirou a vida do cantor Gabriel Diniz e mais três pessoas. Tão jovem e talentoso, Gabriel levou uma multidão ao Pátio do Forró no dia 16 de junho do ano passado. Iria cantar no dia 7 de junho, mais uma vez no nosso maior palco", diz a nota.

Gabriel Diniz era uma das principais atrações nacionais da festa e há poucos dias tinha gravado a participação no comercial oficial do São João de Caruaru. Ele e o caruaruense Petrúcio Amorim dividem os vocais no clipe, que tem imagens do São João na Roça do distrito de Pau Santo, na zona rural da cidade.

"Só nos resta agradecer ao músico por toda alegria que nos proporcionou e transmitir aos admiradores e familiares nossos mais sinceros sentimentos votos de solidariedade neste momento de dor", finaliza o texto.

A prefeita da cidade, Raquel Lyra, também lamentou a morte do artista: "Desde o início de nossa gestão, GD se apresentava na festa junina de Caruaru, sempre trazendo muita alegria e uma energia sem igual. Neste momento de dor, me solidarizo com familiares e amigos do cantor".

Publicações

O cantor de 28 anos, que nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, publicou fotos e vídeos em sua página no Instagram, antes do acidente.

A Turma do Barra falou sobre as informações iniciais do acidente:

Carreira

Esse ano, o cantor Gabriel Diniz estourou em todo o país com a música Jenifer. Cantor de apenas 28 anos já foi cantor das bandas Forró na Farra e Cavaleiros do Forró. Como cantor solo, o artista tem seis álbum lançados: "GD at the Park (Ao Vivo)" (2016), "GD live (Ao Vivo)"(2016), "GD Verão" (2016), "GD" (2017), "Gabriel Diniz Na Ilha (Ao Vivo)" (2018), "À Vontade" (2019).

Em abril do ano passado, o cantor Gabriel Diniz concedeu entrevista à TV JC para falar sobre o lançamento de um DVD gravado em Fernando de Noronha.

Veja: