Política

Paulo Câmara escolhe Carlos Neves para vaga no TCE

Carlos Neves pode assumir a vaga deixada pelo conselheiro João Campos, falecido em 22 de junho deste ano

Do JC Online
Do JC Online
Publicado em 06/07/2019 às 21:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Neves, foi escolhido, neste sábado (06), pelo governador Paulo Câmara para o Conselho do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). O nome do advogado será submetido à Assembleia Legislativa (Alepe), nos termos da Constituição Estadual. Os deputados entraram em recesso legislativo nesta semana, com suas atividades sendo retomadas somente no mês de agosto, mas caso a Casa sinta necessidade, pode convocar uma sessão extraordinária para discutir a temática.

Com 44 anos de idade e mais de 20 anos de atuação na advocacia, Carlos Neves é mestre pela Faculdade de Direito de Lisboa, preside a Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB Nacional e é membro da Comissão Especial de Análise da Reforma da Previdência do CFOAB.

Trajetória

Carlos Neves foi membro do Conselho Consultivo da Escola Nacional da Advocacia (2006/2008), foi professor universitário de 2003 a 2013 e diretor-geral da Escola Superior da Advocacia da OAB-PE, no triênio 2016/2018. Hoje, ministra aula de pós-graduação e palestras em todo o país.

Atuação

Nas últimas eleições, Neves atuou como advogado do então deputado federal, atual senador, Jarbas Vasconcelos, no imbróglio pelo comando do MDB de Pernambuco. O caso chegou a ter ampla repercussão nacional e a ação de Neves se dava para impedir que o senador Fernando Bezerra Coelho (ex-PSB e depois MDB) tomasse o controle local do partido de Jarbas Vasconcelos e Raul Henry, e levasse o partido para a oposição ao socialista, desequilibrando o tempo de TV do PSB e aliados, em benefício da oposição, liderada por Armando Monteiro Neto (PTB).