TEMPORAL

Alerta de ventania no litoral de Pernambuco é estendido pela Marinha

Porto de Galinhas, no Litoral de Pernambuco, registrou ventos de 35 km/h neste sábado

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) divulgou um alerta estendendo o período em que o litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e parte do Rio Grande do Norte podem ser atingidos por um sistema de alta pressão. Os ventos fortes registrados nesse sábado (20) em Porto de Galinhas, no Litoral de Pernambuco, podem ocorrer novamente até a próxima terça-feira (23).

De acordo com o alerta, o sistema de alta pressão pós-frontal poderá ocasionar rajadas de ventos de até 74 km/h. Neste sábado, em Porto de Galinhas, foram registrados ventos de 32 km/h. Com isso, a Marinha informou que há condições favoráveis para ocorrência de ondas entre 3 e 4 metros de altura, no litoral dos estados citados e em estados das regiões Sul e Sudeste.

O sistema de alta pressão pós-frontal poderá ocasionar rajadas de ventos de até 74 km/h
O sistema de alta pressão pós-frontal poderá ocasionar rajadas de ventos de até 74 km/h
Bobby Fabisak/JC Imagem

Ventania

As fortes rajadas de vento assustaram moradores e turistas em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Litoral Sul, nesse sábado (20). De acordo com a Apac, foram registradas rajadas de ventos de 32 km/h, quatro vezes maior que o normal. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível observar que cadeiras, mesas e telhas de estabelecimentos foram arrastados pelo fenômeno. Apesar do susto, a ventania não causou maiores danos.

Ondas

Em Fernando de Noronha foram registradas fortes ondas no fim de semana. As rajadas de ventos fortes que causaram o fenômeno podem ocorrer novamente até amanhã.

O centro de hidrografia da marinha divulgou alerta estendendo o período em que o litoral dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e parte do Rio Grande do Norte podem ser atingidos por um sistema de alta pressão.

De acordo com o órgão, esse fenômeno pode ocasionar rajadas de ventos de até 74 quilômetros por hora. A marinha informou que há condições favoráveis para ocorrência de ondas entre três e quatro metros de altura.

Maracaípe

Mar avança na praia de Maracaípe, no litoral sul. É tanta água que a faixa de areia praticamente desaparece. Em um vídeo recebido pelo whatsapp dar pra ver a situação que ficou próximo ao bar do Marcão.