Paralisação

Falha elétrica interrompe tráfego do metrô e dificulta passageiros

Algumas linhas ficarão sem funcionar nesta segunda (26)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/08/2019 às 18:03
JC Imagem
FOTO: JC Imagem

Um problema elétrico no metrô que tem causado transtornos de locomoção para cerca de duzentas e cinquenta mil pessoas, desde a manhã desta segunda-feira (26), no ramal de Camaragibe da Linha Centro do Recife. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), houve uma falha elétrica na alimentação dos trens próximo a Estação Coqueiral, ocasionando assim a paralisação de algumas linhas.

Ainda segundo as informações repassadas pela CBTU, para solucionar o problema, é necessário paralisar todo o sistema, sendo assim após as 23h desta segunda (26), será iniciado os reparos e a expectativa é de que o serviço seja restabelecido na manhã desta terça-feira (27).

Linhas sem funcionar

Alto do Céu
Curado
Rodoviária
Cosme e Damião
Camaragibe

Resposta da CBTU

A CBTU Recife informa que a atuação da Manutenção da Companhia para solucionar o problema registrado hoje, 26, próximo à Estação Coqueiral, iria acarretar a paralisação de todo o sistema. Por conta disto e para não prejudicar mais usuários, os serviços só serão realizados após as 23h, com o fim da operação nesta segunda. Portanto hoje não haverá circulação no ramal Camaragibe da Linha Centro. O ramal Jaboatão da Linha Centro e as Linhas Sul e VLt funcionam normalmente.

Grande Recife

O Grande Recife está acompanhando a operação dos ônibus para minimizar os impactos da paralisação do ramal Camaragibe. Com isso, o consórcio deu reforço em linhas que saem do Centro para a Zona Oeste ou fazem ligação com outros terminais da Capital. Já estão sendo reforçadas as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e 2480 – TI Camaragibe (Derby). Além destas, serão reforçadas as linhas convencionais 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) e 207 – Barro/Macaxeira (BR-101). Com estas duas últimas, os usuários podem ter acesso à linha 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira

Problemas

Este foi mais um dos vários problemas apresentados pelo metrô do Recife nos últimos meses. Desde o dia dez de junho, dois trens da linha Jaboatão-Recife ficaram parados por cerca de de quarenta minutos. No dia três de julho, um trem da Linha Sul ficou parado quase meia hora perto da Estação Joana Bezerra, porque um passageiro acionou o botão de emergência. Ainda no mês passado, a Linha Centro do Metrô ficou cerca de cinco dias sem funcionar, por causa do rompimento de um cabo que fornece energia. Já na última quinta-feira (22), os trens da Linha Sul ficaram mais de quatro horas paralisados devido a uma outra falha elétrica.