CELEBRAÇÕES

Católicos celebram centenário de coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo

Programação é realizada na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, na área central do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/09/2019 às 12:20
Isa Maria/ TV Jornal
FOTO: Isa Maria/ TV Jornal

Devotos estão nas ruas para celebrar o centenário da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo. O título foi concedido pelo papa Bento XV no século passado como resultado de uma grande mobilização popular. Neste sábado (21), a imagem de dois metros de altura e 200 kg sairá pela segunda vez da Basílica do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife.

A programação festiva começou às 6h com a chamada romaria da gratidão que saiu da Igreja do Carmo, em Olinda. A celebração eucarística do meio-dia, a hora da graça será presidida pelo reitor da Basílica do Carmo, Frei Rosenildo Alexandre. Já a missa campal das 15h conta com a presença de Dom João Costa, arcebispo de Aracaju, em Sergipe. Uma hora depois a imagem de Nossa Senhora do Carmo sai em procissão solene rumo a Faculdade de Direito, na Boa Vista.

Uma réplica da coroa de 60 centímetros feita em ouro utilizada há cem anos será colocada na cabeça da Virgem Maria. A festa do centenário da coroação canônica será encerrada com um show do sanfoneiro Dudu do Acordeon.

Um esquema de trânsito foi montado pela CTTU durante a caminhada religiosa no centro do Recife na tarde deste sábado.

A Procissão de Nossa Senhora do Carmo sairá do Pátio do Carmo fazendo o seguinte percurso: Pátio do Carmo, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e, novamente, no Pátio do Carmo. Os bloqueios também serão itinerantes e a previsão de término do evento é às 19h.

Arrecadação

A campanha de arrecadação de verba para a troca dos sinos continua. Até agora, só foi arrecadado metade do valor para a troca das peças, orçadas em R$ 138 mil. Apesar do período de comemorações estar na reta final, ainda há tempo de ajudar. Rifas estão sendo vendidas na igreja e o prêmio será um veículo modelo Chery New QQ, que será sorteado neste sábado. Também podem ser feitas doações no altar da Basílica e por meio de conta bancária (Banco do Brasil, agência 1850-3, conta corrente 14.273-5, CNPJ 10.946.424/0004-40).