Prevenção

Campanha de vacinação antirrábica imuniza 156 mil cães e gatos do Recife

Ação da Prefeitura do Recife aconteceu durante três sábados do mês de setembro

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 22/09/2019 às 10:38
Cortesia
FOTO: Cortesia

A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019 da Prefeitura do Recife conseguiu imunizar mais de 156 mil cachorros e gatos contra a raiva nos três dias da ação. No último sábado (21), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vacinou mais de 40 mil cães e gatos da Zona Sul da cidade. No total, foram imunizados mai de 111 mil cães e quase 45 mil gatos.

Os tutores que moram no Recife e que não conseguiram participar da campanha para vacinar o pet podem levá-los ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no Cordeiro, além dos postos fixos localizados nas sedes dos oito distritos sanitários. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

Sobre a raiva

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais ao ser humano) muito grave, que é quase 100% letal tanto para as pessoas quanto para os animais que têm seu sistema nervoso central afetado. A campanha é garantida pelo SUS porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam tomar a vacina antirrábica todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.