ex-presidente

Força-tarefa da Operação Lava Jato pede para Lula ficar no regime semiaberto

O ex-presidente Lula está preso desde abril de 2018

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 27/09/2019 às 19:25
ABr
FOTO: ABr

Nesta sexta-feira (27), a juíza da Vara de Execuções Penais do Paraná, Carolina Lebbos, recebeu um pedido da força-tarefa da Operação Lava Jato para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fique em regime semiaberto. A petição é assinada por 15 procuradores, inclusive o chefe da força-tarefa, Deltan Dallagnol. Lula está preso em regime fechado desde o dia 7 de abril de 2018 para cumprir a pena de 8 anos e 10 meses no caso triplex, imposta pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

''O ex-presidente Lula deve ter sua liberdade plena restabelecida porque não praticou qualquer crime e foi condenado por meio de um processo ilegítimo e corrompido por flagrantes nulidades. Sem prejuízo disso, conversaremos novamente com Lula na próxima segunda-feira sobre o direito em questão para que ele tome a sua decisão sobre o assunto'', disse o advogado, Cristiano Zanin Martins, ao repórter da Rádio Jornal, Romualdo de Souza.

Direito à mudança

O ex-presidente completou, na segunda-feira (23), 1 ano, 5 meses e 16 dias na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, e esse tempo dar direito à mudança de regime por ter cumprido um sexto da pena