Dia das Crianças

Infância Cidadã fecha 2019 com festa no Shopping Patteo Olinda

Projeto da TV Jornal concluiu edição deste ano com shows musicais e apresentação de personagens no Shopping Patteo Olinda

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 13/10/2019 às 11:35
Day Santos/JC360
FOTO: Day Santos/JC360

Música, marionetes, brincadeira e muita festa. Foi assim, com uma programação que durou cerca de cinco horas - e contou com a participação do ator Igor Jansen, o João da telenovela As Aventuras de Poliana, do SBT; a banda Mini Rock; Tio Dodinho e Marionetes do Recife -, que o Infância Cidadã fechou a edição deste ano, ontem, no Shopping Patteo Olinda.

“Estamos encerrando o Infância Cidadã 2019 e para nós, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, esse evento concretiza um trabalho permanente de conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes. É uma maneira de cumprir com o nosso papel social”, pontua Vladimir Melo, diretor comercial do SJCC

O evento, que foi realizado em parceria com o Shopping Patteo Olinda, Esposende, Treloso, Mauricéa e Uninassau, é uma iniciativa da TV Jornal e do SJCC que desenvolve, por meio do projeto, a arrecadação de donativos. A creche Lar Manuel Quintal, de Olinda, foi a beneficiada deste ano.

Doações

Durante o Infância, o público pode acompanhar ainda, com a condução do Chef Wellington, a entrega dos cheques de doações realizadas pelos parceiros do projeto. As marcas doaram mil pares de sapatos (Esposende), 100kg de frango (Mauricéa), 60 caixas de biscoito Treloso e 150 pipoqueiras (Narciso Enxovais), destinados à manutenção da instituição.

“Além do entretenimento, com música, festa e a participação de Igor Jansen, o Infância Cidadã também está sempre aliado a um propósito solidário. Todas as doações que arrecadamos este ano serão destinadas à creche Lar Manuel Quintão, que faz um trabalho importante com crianças e jovens de Olinda”, reforça Felipe Menezes, gerente comercial da TV Jornal.

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Patteo abriu as portas para receber as crianças e suas famílias em duas arenas internas e um palco externo, onde os pequenos puderam se divertir e aproveitar as atrações. Essa parceria com o Sistema reforça a importância que as instituições dão às crianças, como explica a gerente do Patteo Olinda, Jéssica Ross.

“O Shopping entrou no Infância Cidadã em 2018, no ano em que inauguramos, então tivemos um primeiro Dia das Crianças inesquecível. Ano passado, os shows foram todos dentro do mall, mas desta vez a gente dividiu as apresentações por pisos e com o trio do lado de fora, para dar a verdadeira dimensão e o valor que este projeto tem que ter”, detalha.

Para Luciana Miranda, moradora em Olinda e mãe de Maria Clara e Beatriz, o evento proporcionou uma tarde lúdica para as pequenas e o melhor: pertinho de casa. “Sempre fazemos passeios com elas, estimulando o convívio com outras crianças para que elas aprendam a brincar e dividir. Como moramos próximo ao shopping, acompanhamos de perto a programação e, como é um dia especial, viemos comemorar, assistindo aos shows”, conta.

Leia Também:

A programação do Infância Cidadã trouxe ao palco do Piso L1 a apresentação das bandas Mini Rock e Tio Dodinho. Já no Piso L4, a diversão ficou por conta do grupo Marionetes do Recife, que animou a criançada com a apresentação do PJ Masks e personagens como Minions e Luccas Neto em formato de marionetes.

O grande destaque do dia foi a presença de Igor Jansen. O ator mirim, conhecido pelo seu personagem João em As Aventuras de Poliana, animou os pequenos interpretando músicas da telenovela do SBT e outros sucessos, comandando a farra em cima de um trio elétrico posicionado na área externa do Patteo Olinda. “É a segunda vez que venho ao Recife participar desse evento, e fico muito lisonjeado de poder colaborar com um projeto que ajuda tantas crianças, como é o Infância Cidadã. E ainda receber um público que é da novela, que acompanha o meu trabalho, é muito gratificante”, celebra.

As amigas Raíssa e Sofia, fãs do personagem João, não perderam a oportunidade de ver o ídolo de perto e assistiram o show na primeira fila. “Ele é muito divertido e o personagem dele sempre quer ajudar aos outros”, explica Raissa. “Ele é o meu personagem favorito na novela”, completou Sofia.

Lar Manuel Quintão é só gratidão ao Infância Cidadã

A cada nova edição, o Projeto Infância Cidadã escolhe uma instituição para destinar todos os produtos arrecadados durante o período de doação. Este ano, o Lar Manuel Quintão, em Olinda, foi o local escolhido pelo trabalho que é desenvolvido com as crianças e suas famílias.

“O Manuel Quintão é uma instituição sem fins lucrativos que proporciona para todas as famílias ao redor do nosso lar um trabalho de muito amor, de muito carinho e de educação. Em primeiro lugar, educação. Porque só com ela que a gente tem a evolução de todas as crianças", conta a coordenadora da organização, Mirelly Diniz

A instituição, que desde 2009 iniciou suas atividades tendo como meta a oferta de educação, esportes e lazer para a população, recebe os pequenos buscando a capacitação de toda a família, explica a coordenadora.

“Temos aula de reforço e aula de violão para as crianças, mas também desenvolvemos cursos profissionalizantes para que as famílias possam aprender, crescer e ajudar os outros parentes”, ressalta.

O Lar Manuel Quintão recebe crianças e adolescentes de zero a 18 anos e todos desempenham atividades diárias relacionadas aos estudos e ao entretenimento. Além disso, a instituição conta com o auxílio de assistentes sociais e serviço de médico proporcionado com profissionais de odontologia, pediatria, dermatologia e clínica geral.

Para a ONG, receber a notícia que a instituição foi a escolhida pelo Infância Cidadã reforçou ainda mais o sentimento de gratidão. “Saber que fomos escolhidas foi algo muito bom, extraordinário, porque todo tipo de doação é muito bem-vinda. Todo esse trabalho que vocês da TV Jornal e do SJCC estão fazendo é algo que a gente só tem a agradecer, porque a instituição está sendo reconhecida e agradecemos de coração”, explica.

Ontem, dia encerramento do Infância Cidadã, foi o momento de comemorar com todas as crianças e famílias que se reuniram no Patteo Olinda para aproveitar toda a diversão programada para os pequenos e a solidariedade que envolve o projeto.

“Esse dia é muito especial porque proporciona algo que muitas crianças não têm, uma festa, uma comemoração, um brinquedo. Nós, do Lar Manuel Quintão, que travamos essa luta diariamente, sabemos que, além disso, sempre buscamos oferecer um sentimento de amor verdadeiro, um abraço carinhoso. Isso faz com que tudo que passamos a receber nos deixe ainda mais feliz”, finaliza Mirelly Diniz.