Tragédia ambiental

Marinha encontra mais um barril de petróleo perto de Natal

Algumas amostras do conteúdo foram enviadas para análise

Com informações do Estadão Conteúdo
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado em 17/10/2019 às 18:55
Reprodução/MARCOS RODRIGUES/SECOM SERGIPE
FOTO: Reprodução/MARCOS RODRIGUES/SECOM SERGIPE

A Marinha do Brasil confirmou, nesta quinta-feira (17), que o navio patrulha Guaíba recolheu um tambor de 200 litros de óleo nas proximidades da Ponta de Tabatinga, que fica a quase 8 quilômetros da costa de Natal, no Rio Grande do Norte. Ainda segundo a Marinha, o tambor vermelho estava boiando no mar quando foi avistado e recolhido.

Amostras

Os militares comprovaram que o barril estava cheio e não apresentava vazamentos. Algumas amostras do conteúdo foram enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. A Marinha ressaltou, no entanto, que "os dados disponíveis até o momento não permitem concluir se o episódio tem relação com outros tambores encontrados no litoral de Sergipe (que também tinham o logo da Shell) ou com o óleo que tem se espalhado pelas praias do Nordeste".

Leia também:

>>>Após grande quantidade de óleo atingir praia de Alagoas, Pernambuco reforça ações preventivas

>>>Petrobras retira mais de 200 toneladas de resíduo oleoso de praias

Praias atingidas

O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, confirmou também que Salvador já tem quatro novas praias atingidas pelas manchas de petróleo, são elas: Praia do Flamengo, Pedra do Sal, Farol da Barra e Rio Vermelho.

Leia mais no JC Online