Comércio

Saiba como evitar fraudes nas promoções da Black Friday

A Black Friday acontece no dia 29 de novembro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 22/11/2019 às 15:20
Bobby Fabisak/ JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/ JC Imagem

A Black Friday se trata de um dia inteiro de descontos generosos organizados pelo varejo, onde acontecem diversas promoções em lojas físicas e virtuais de vários produtos como TV, notebook, celular, videogame, roupas, livros, entre outras mercadorias. No entanto, o evento marcado para o dia 29 de novembro, pode ter fraudes em relação aos preços. É preciso ficar atento para não cair na 'Black Fraude'.

De acordo com a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, você pode evitar os falsos preços da Black Friday e conseguir identificar os verdadeiros descontos. Para acessar o site, clique aqui.

Passo a passo

Primeiro passo - O usuário deve acessar o site e, em seguida, selecionar a opção 'Informar aqui o nome do produto'.

Segundo passo – Digite o nome do que deseja consultar. Depois, selecione o resultado que corresponde à sua busca.

Terceiro passo - Ao lado, informe o preço encontrado no produto em um anúncio da Black Friday. Para iniciar o comparativo de preços, assinale o botão de lupa.

Quarto passo - A tela de resultado apresenta o preço atual, o maior valor encontrado e a indicação se o preço realmente está baixo. O site também apresenta um média sobre a avaliação de usuários do produto pesquisado para saber se vale a compra.

Instalação

A ferramenta online é gratuita, mas caso queira utilizar o serviço no celular é necessário fazer a instalação. O procedimento indica se o desconto oferecido é verdadeiro a partir de uma porcentagem na variação entre o maior valor registrado e o preço durante a Black Friday.

Black Friday

No Brasil, são 24 horas das melhores ofertas e descontos de grandes lojas do e-commerce brasileiro. Existem lojas que começam o processo antes e chegam a oferecer menores preços por uma semana.