mudanças

Fundação Altino Ventura vai diminuir números de atendimentos oftalmológicos

De acordo com o diretor médico, o Governo de Pernambuco vai disponibilizar atendimentos nas UPAs

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 05/12/2019 às 16:47
Foto: Rafael Carneiro/
FOTO: Foto: Rafael Carneiro/

A Fundação Altino Ventura, que fica na Rua da Soledade, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, vai reduzir o número de atendimentos emergenciais e de urgência, a partir de 2020. Especializada em oftalmologia, a unidade atende cerca de 450 pessoas por dia, atualmente, e o número vai cair para 350.

Em contato com o Jornal do Commercio, o diretor médico da instituição, Vasco Bravo Filho, informou que o Governo de Pernambuco vai ampliar a rede de oftalmologia e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas passarão a ofertar o serviço nos próximos meses.

Previsão

A UPA do Ibura inaugura a especialidade já na segunda quinzena deste mês. A previsão é de que a UPA da Imbiribeira receba o serviço em fevereiro, e a de Torrões, em abril.

Resposta da SES

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que tem mantido o fluxo de repasses à Fundação Altino Ventura (FAV) em 2019. Além da produção mensal, a SES tem se comprometido a efetuar o pagamento de passivos, já tendo repassado R$ 7 milhões apenas neste ano para regularizar a situação.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Saúde trabalha em um plano de ação para ampliar e descentralizar a assistência oftalmológica no Estado. Além da oferta da especialidade em instituições conveniadas, como a FAV, nas consultas na Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) e a expectativa é que novos serviços sejam agregados à rede de oftalmologia ligada ao Estado.