polícia federal

Prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, é liberado após pagar fiança

O político é suspeito de desviar água da transposição do Rio São Francisco e invadir terras da União

Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

O prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (MDB), foi solto depois de pagar fiança de R$ 99.800 (cem salários-mínimos). A audiência de custódia aconteceu, nesta quarta-feira (18), em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. Ele havia sido foi preso pela Polícia Federal por suspeita de desviar água da transposição do Rio São Francisco para um sítio particular seu e por invadir terras da União.

Prefeito de Salgueiro é preso pela Polícia Federal

A juíza federal substituta da 27ª Vara Federal, Aline Soares Lucena Carnaúba, entendeu que as pesquisas preliminares indicam que o prefeito não possui antecedentes criminais e que a prisão não se faz necessária como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, posto que ambos possuem endereço informado nos autos.

Investigação

De acordo com a Polícia Federal, as bombas elétricas, que eram usadas para retirar a água da barragem do canal do São Francisco, foram apreendidas e o gestor foi preso em flagrante por invadir o Reservatório Mangueira e a área de reserva legal Baixo dos Grandes, terras da União, e por furto de água, crimes com pena entre seis meses a três anos de detenção, e de um ano a quatro anos de reclusão, respectivamente.