MUDANÇA

Obras de requalificação da Avenida Presidente Kennedy começam segunda-feira (3)

A expectativa é de que a obra na Avenida Presidente Kennedy seja concluída em 1 ano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/02/2020 às 13:13
Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda
FOTO: Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A prefeitura de Olinda inicia na próxima segunda-feira (3) a nova obra de requalificação da Avenida Presidente Kennedy. No entanto, as modificações no trânsito começam neste sábado (1º).

Nesta primeira fase da obra será interditado o trecho da Avenida Agamenon Magalhães e gentil Ferreira Gusmão, sentido cidade subúrbio. Com isso a parada de ônibus que fica do lado oposto ao centro da moda será desativada. Outras três paradas serão criadas de forma provisória. Oito linhas de ônibus terão itinerário alterado. Funcionários do Grande Recife Consórcio de Transporte estão orientando os passageiros nas paradas de ônibus.

A Prefeitura de Olinda promete pôr fim a agonia vivida por quem depende da Av. Presidente Kennedy. A expectativa é de que a obra seja concluída em 1 ano.

O projeto, que está orçado em mais de R$ 15 milhões, prevê intervenções nas áreas de drenagem, limpeza de galerias e canaletas além da mudança dos oito pontos de ônibus da avenida. Eles sairão do canteiro central para as calçadas com implantação de recuo. Também estão previstas nova sinalização na pista e iluminação em LED.

História

Criada há 41 anos, a Avenida Presidente Kennedy é um dos principais corredores viários de Olinda. Com quase 4 quilômetros e meio de extensão a via corta 5 bairros da cidade e dá acesso a outros dois. É através da avenida que boa parte da população de Olinda se desloca para outras áreas da Região Metropolitana do Recife.

Quem depende da avenida reclama

Em Olinda, Avenida Presidente Kennedy ficou mais uma vez completamente alagada
A Avenida Presidente Kennedy costuma ficar completamente alagada quando chove
Foto: JC Imagem

A passageira Marluce Melo usa uma das 39 linhas de ônibus que passam pela Avenida Presidente Kennedy. Ela revela as dificuldades para chegar até o ponto de ônibus localizado no canteiro central. É preciso se aventurar pelo meio da pista e o medo de ser atropelada é constante. "Ficou tudo [as paradas] no meio da rua. Quando era nas calçadas era uma beleza. O carro quase que me matava ali comigo atravessando", reclamou a senhora.

Cerca de 10% de todos os acidentes de trânsito em Olinda ocorrem na presidente Avenida Presidente Kennedy. Além da buraqueira, a falta de espaço para os carros na pista também dificulta a vida dos cerca de 6 mil motoristas que passam diariamente pela via.

As calçadas quebradas e cheias de imperfeições dificultam a passagem dos pedestres, isso sem falar no problema histórico da avenida. Basta chover para a pista alagar. Prejuízos para os comerciantes na área. Milena Elias trabalha numa oficina há dez anos. Ela já perdeu a conta de quantas vezes o estabelecimento precisou ser fechado por causa da inundação. "Não dá pra calcular. Se for uma semana, é uma semana parada. Choveu é prejuízo", contou.