Saúde

Coronavírus: governo decreta emergência em saúde pública e tem 14 casos suspeitos no Brasil

Ainda não existe confirmação da doença no país

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 03/02/2020 às 18:56
Tyrone Siu
FOTO: Tyrone Siu

O Ministério da Saúde divulgou um novo balanço sobre o coronavírus no Brasil, nesta segunda-feira (03), e informou que as suspeitas diminuíram para 14 casos. Além disso, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, revelou que 40 brasileiros pretendem deixar a China por conta da epidemia, dois estão em dúvida e 14 desejam permanecer no país asiático.

>>>Hospital construído em 10 dias começa a receber pacientes com coronavírus na China

>>>Pernambuco não tem caso suspeito de coronavírus, diz SES nesta segunda (3)

Em relação balanço divulgado às 12h do último sábado (01), eram 16 casos sendo investigados. A província chinesa de Wuhan é o epicientro do vírus e, de acordo com Mandetta, os brasileiros que estão nessa cidade ficarão em quarentena.

A doença

O coronavírus causa infecções respiratórias em seres humanos. Os sinais clínicos são principalmente febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade para respirar). A transmissão é de uma pessoa para outra, pelo ar, espirro ou contato próximo com paciente infectado.

Em Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) garantiu, nesta segunda-feira (3), que não há, até o momento, caso suspeito de coronavírus no Estado. A hipótese surgiu depois que uma mulher, de 66 anos, foi internada no Hospital Jayme da Fonte (HJF).

Estado de emergência

O governo federal anunciou também que irá decretar estado de emergência em saúde pública por conta do coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o grau de risco será elevado ao nível 3 para ter mais agilidade administrativa nas busca por equipamentos de segurança, como máscaras e luvas, além da retirada dos brasileiros que estão em Wuhan.