Luto

Relembre momentos marcantes do percussionista Edwin de Olinda com Alceu Valença

O músico estava internado há cerca de dois meses, e morreu aos 51 anos após uma série de entradas e saídas no hospital

Reprodução/Facebook
FOTO: Reprodução/Facebook

Morreu na madrugada desta quarta-feira (05) o músico percussionista Edwin Barbosa, mais conhecido como Edwin de Olinda, aos 51 anos. Segundo informações de seu filho, Edwin Santos, publicadas no Instagram, o percussionista faleceu no Hospital Miguel Couto, do SUS, no Rio de Janeiro. Por anos, ele tocou ao lado de Alceu Valença, que escreveu uma música em sua homenagem, chamada Quando Edwin Desce a Ladeira. reveja alguns momentos do percussionista:

Ainda de acordo com o texto publicado por Edwin Santos, o músico estava internado há cerca de dois meses, após uma série de entradas e saídas no hospital, onde realizou hemodiálise diariamente. Ele lutava contra uma bactéria hospitalar e outras comorbidades. Edwin sofria de uma forma severa de diabetes.

Processo

Em sua publicação no Instagram, o filho escreveu ainda que o pai morreu sem direito à aposentadoria pois não teria obtido o reconhecimento dos seu tempo de serviço como integrante da banda de Alceu Valença, com quem tocou exclusivamente por 26 anos. Há um processo em tramitação no TRT/6 de Olinda desde 2014 para tentar resolver a questão. "A iniciativa de dar entrada no processo deu-se a partir da gradativa exclusão dos shows em virtude da sua doença, com histórico de amputações de membros inferiores", afirmou na publicação.

A assessoria de Alceu Valença foi procurada pelo Jornal do Commercio e ainda deve se pronunciar sobre a morta do percussionista.

Ver essa foto no Instagram

Morre hoje precocemente aos 51 anos no Rio de Janeiro o percussionista Edwin Barbosa, mais conhecido como Edwin de Olinda. O músico morreu aguardando um reconhecimento de vínculo empregatício com o cantor ALCEU VALENÇA, a quem se dedicou exclusivamente por 26 anos e que levou a cultura popular de Olinda e de Pernambuco para o mundo. O processo tramita no TRT 6, desde 2014, aguardando julgamento do recurso que se estende até hoje. A iniciativa de dar entrada no processo deu-se a partir da gradativa exclusão dos shows em virtude da sua doença ( diabetes severo), com histórico de amputações de membros inferiores. Morreu hoje as 03:30 da madrugada no Hospital Miguel Couto (SUS) no Rio de Janeiro, onde vinha internado há mais ou menos 2 meses, após internações seguidas num período de 6 meses, realizando hemodiálise todos os dias, lutando contra uma bactéria hospitalar e outras comorbidades. Faleceu no hospital sem ter direito a uma assistência devida por não ter recursos para custear seu tratamento. O músico não teve direito a uma aposentadoria para garantir sua dignidade e integridade física por não ter registro em carteira profissional dos anos trabalhados para o cantor Alceu Valença e Tropicana produções. Hoje os tambores silenciam em reverência a sua partida! Edwin de Olinda deixou um filho e uma companheira que aguardam e esperam que a justiça humana ou divina sejam feitas. https://youtu.be/9JIT1jcqe1A

Uma publicação compartilhada por Edwin Santos (@edwinsadv) em