CANUDOS DE PLÁSTICO

Vereadores aprovam proibição de canudos plásticos no Recife e sanção para Geraldo Júlio

O projeto de lei foi aprovada na tarde desta terça (18)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/02/2020 às 18:25
Pixabay
FOTO: Pixabay

O uso de canudos plásticos foram proibidos na tarde desta terça-feira (18), no Recife. O projeto de Lei Ordinária (PLO) 119/2019 , que foi aprovado pelos vereadores da cidade na Câmara Municipal do município proíbe a a comercialização e a oferta gratuita de canudos de plástico em estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas.

Ao todo, das 10 milhões de toneladas de materiais plásticos que chegam aos oceanos anualmente, mais de 100 mil toneladas sejam de canudos plásticos descartáveis. Diante deste cenário, o mundo inteiro está discutindo alternativas, como canudos de vidro ou de material biodegradável.

“Com a aprovação deste Projeto, propomos que o Recife engaje-se neste movimento mundial”, ressaltou o vereador Rinaldo Junior (PSB), um dos autores do projeto.

>>Pernambuco mais próximo de proibir canudos plásticos

Outras cidades

A matéria já é Lei também em outras cidades, como Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ).

O canudo

Feito geralmente de poliestireno ou polipropileno, o canudinho pode ser reciclado, mas como é muito pequeno e leve, assim como tampas de garrafa, por exemplo, frequentemente é jogado no lixo. Sua vida útil é estimada em 4 minutos. E ele leva aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.