LUTO

Morre, aos 82 anos, ator e dublador Ednaldo Lucena

Lucena já atuou na Paixão de Cristo e interpretou Judas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/03/2020 às 16:48
Divulgação
FOTO: Divulgação

Morreu, aos 82 anos, nessa terça-feira (10), o ator e dublador paraibano Ednaldo Lucena. O ator que estava com complicações relacionadas a doença de Alzheimer na cidade de Niterói (RJ), onde residia desde 2015, se destacou por sua trajetória no teatro, na teledramaturgia e também na dublagem.

Lucena se notabilizou pela sua dedicação ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, participando desde seu espetáculo inaugural, em 1968.

Trajetória

Nascido em terras pernambucanas, o ator veio muito cedo morar no Recife, onde iniciou sua carreira no teatro ainda nos anos 1950. Nessa mesma década, entrou para o elenco de rádio teatro na Rádio Clube de Pernambuco.Com o advento da televisão, nos anos 1960, passou a integrar o quadro de tele atores da TV Rádio Clube – Canal 6 e, posteriormente, transferiu-se para a TV Jornal do Commercio, Canal 2.

Lucena participou do espetáculo inaugural da cidade teatro de Nova Jerusalém, em 1968, vivendo o personagem Caifás. Entre 1971 e 1977 interpretou Herodes e começou a também viver Judas, papel que desempenhou até 1998. Em seguida, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde teve algumas participações em novelas e séries da TV Globo e foi dublador de filmes e séries para a TV. No ano 2000 atuou nos espetáculos de “Noite Feliz, o Nascimento de Jesus” em Nova Jerusalém e, também, em 2004 na temporada dessa peça no Santuário Nacional de Aparecida ( SP).

Em 2009 voltou a atuar na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, dessa vez vivendo o personagem Anás, assim permanecendo até a temporada cinquentenária da Paixão, em 2017. Nos dois anos mais recentes da Paixão (2018 e 2019) passou a interpretar o papel do Príncipe I, que foi o seu último personagem nos palcos do Brasil. Ednaldo deu voz a personagens em filmes e séries como Monstros S.A, Toy Story 3, Star Wars e o Príncipe do Egito.