prazo

Coronavírus: bancos podem prorrogar pagamento de dívidas por até 60 dias

A decisão foi tomada em conjunto com vários bancos

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 17/03/2020 às 15:48
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

Os maiores bancos brasileiros anunciaram que estão abertos a prorrogar, por até 60 dias, os pagamentos de dívidas das pessoas físicas, micro e pequenas empresas. A medida, de acordo com a apuração do Por Dentro com Cardinot, é uma reação do setor ao efeito do coronavírus e vale para os empréstimos que estão sendo pagos em dia. A iniciativa conjunta, entre Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, foi anunciada na segunda-feira (16).

Supermercados em Pernambuco

Com o aumento dos casos de coronavírus, e devido a grande procura por alimentos e objetos, muitas pessoas estão preocupadas com a possível escasez de produtos nos supermercados. Em nota, a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes) informou que, mesmo com a grande procura, não há motivos para preocupação.

Nota na íntegra

A Associação Pernambucana de Supermercado - APES -, entidade que representa segmento supermercadista em Pernambuco, informa que está engajada na campanha de combate ao COVID-19, e que se une aos órgãos públicos nas medidas de controle à disseminação do Coronavírus.

Ressalta, ainda, que o abastecimento dos pontos de venda está totalmente normal, não havendo motivo algum para intranquilidade quanto à escassez ou falta de produtos, tampouco para estocagem de alimentos e demais itens de consumo em casa.

No final de semana, quando foram anunciadas as medidas de prevenção à disseminação do Coronavírus em Pernambuco, tivemos registros pontuais de maior volume de venda em lojas de alguns bairros do Recife e interior do Estado. Em função disso ter ocorrido exatamente no final de semana, quando a parte logística das lojas tem outra dinâmica de funcionamento, o serviço de reposição das gôndolas ficou mais lento, o que pode ter provocado uma impressão de falta de produtos.

Mas informamos que não há nenhum motivo para preocupação sobre desabastecimento. Toda a cadeia segue funcionando normalmente - produção, indústria, distribuição, transporte e varejo. A APES está atenta e monitorando quaisquer alterações nesse fluxo da cadeia do abastecimento, e reitera que não há motivo para preocupação.