COVID-19

Máscara de tecido protege do coronavírus? E de TNT? Médico responde

Especialista tirou dúvidas e esclareceu questionamentos sobre as máscaras e sobre o coronavírus

Divulgação/Acit
FOTO: Divulgação/Acit

Diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19), não é difícil encontrar pessoas com diferentes tipos de máscaras circulando em terminais de ônibus ou simplesmente caminhando na calçada, na tentativa de se proteger do vírus. Para saber a eficácia dessas máscaras, sejam de tecido, TNT ou até mesmo as tradicionais cirúrgicas brancas, o médico Gabriel Serrano foi o convidado do Boletim Coronavírus dessa quarta-feira (1º).

O especialista tirou dúvidas e esclareceu questionamentos sobre as máscaras e sobre o coronavírus. Confira todos os detalhes abaixo.

Máscara de TNT

As máscaras cirúrgicas brancas (TNT), por exemplo, duram até duas horas em um ambiente controlado, como o de um hospital. Na rua, mesmo, com suor, fuligem, maquiagem a eficácia dela diminui drasticamente, ou seja, não adianta muita coisa.

De acordo com o médico Gabriel Serrano, como o vírus é transmitido também pelas gotículas de saliva, as máscaras tem o papel de impedi-las, criando uma barreira. "A máscara TNT precisa ter uma grossura específica para atuar como uma barreira eficiente. A gente chama essa grossura de gramatura. A partir da medida 30, é seguro usá-la", afirmou.

Serrano acrescentou que as máscaras de TNT não são ideais para lavagem. "É ideal descartá-las. São máscaras descartáveis".

Máscara de tecido

A máscara de tecido pode ser lavada e reutilizada. "Se for utilizar máscara de tecido, principalmente quem tem sintomas, ela pode ser utilizada, lavada e reutilizada", garante o médico.

Mas qual seria o tecido ideal? "Para quem tem sintomas e está tossindo, o algodão é o tecido ideal", revela Gabriel Serrano.

N95 e PFF2

A N95 ou a PFF2, que são mais reforçadas, chegam a durar 5 dias, em boas condições. Mas tanto elas, quanto as cirúrgicas, devem ser utilizadas por pacientes com sintomas da Covid-19 e médicos em hospitais.

E mesmo quem deve utilizá-la precisa saber que existe um jeito certo de colocar a máscara. É preciso saber que de nada adianta usar máscaras e não fazer a higienização das mãos, por que elas, sim, podem fazer diferença na hora da prevenção.

Colocando a máscara de forma correta

  1. Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
  2. Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
  3. Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
  4. Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
  5. Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.
    De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.
    Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
  6. Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
  7. Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
  8. Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.