QUARENTENA

Rodízio de veículos na RMR segue até este domingo (31)

Com fim do rodízio, segunda-feira os carros podem circular como antes do isolamento mais rígido

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 30/05/2020 às 17:40
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

A quarentena rigorosa em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife termina neste domingo (31) e o Governo de Pernambuco decidiu não estender a medida. Com isso, termina nesta segunda-feira (1º) o rodízio de carros e a restrição de circulação de pessoas nas ruas. No entanto, continua obrigatório o uso de máscara de proteção seja em via pública ou em ambientes fechados.

A partir de segunda, Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata passam a ter as mesmas medidas de isolamento social.

O Governo de Pernambuco também informou, nesta sexta-feira (29), que são falsas as mensagens que viralizaram nas redes sociais sobre o retorno do comércio. Na próxima segunda-feira, o governo vai apresentar o plano de retomada da economia local. Para que tudo saia do papel, serão necessárias onze semanas distribuídas em etapas com o rigoroso cumprimento das metas.

O governador Paulo Câmara afirma que Pernambuco não irá flexibilizar os esforços para conter a covid-19. “O decreto de quarentena com as regras mais rígidas no Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata não será prorrogado. A partir de segunda-feira, essas cinco cidades voltam às regras vigentes nos demais municípios do estado, que continuarão valendo. A guerra contra a doença não foi vencida. Precisamos manter esse esforço coletivo, mas demos um passo importante na desaceleração da pandemia em nosso estado. Não é hora de um retorno em massa às ruas, vamos continuar mantendo o isolamento social para não botarmos a perder todo sacrifício feito até agora”, disse.

Nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco irá apresentar o plano de retomada gradual das atividades produtivas. O painel de isolamento social é uma ferramenta que utiliza a geolocalização dos aparelhos celulares. Nenhuma das cinco cidades em quarentena rígida ocupou o top cinco do isolamento social na quinta-feira.

Rodízio no domingo

Humberto Freire, secretário executivo de Defesa Social, afirma que o rodízio e os bloqueios continuam ainda neste domingo (31). “A quarentena prossegue até o domingo e aí é importante todos continuem, nessas cinco cidades, respeitando o rodízio, respeitando o isolamento, andando com suas declarações, porque estamos aumentando o número de fiscalização nesse sábado e domingo”, disse.