REABERTURA

Shoppings do Recife e Região Metropolitana reabrem nesta segunda (22)

RioMar Recife opera com 30% da capacidade e com medidas de prevenção ao contágio da covid-19

Wellington Lima/JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/JC Imagem

Após quase 100 dias fechados para o público, operando apenas com vendas on line e drive thru, os shoppings do Grande Recife reabrem nesta segunda-feira (22), ainda com muitos procedimentos e cuidados sendo tomados, por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O RioMar Recife, localizado no Pina, Zona Sul da cidade, volta a operar no horário reduzido determinado pelo plano de contingência da covid-19, das 12h às 20h e com ocupação máxima limitada a 30%, o que corresponde a cerca de 10 mil pessoas circulando. Os sensores nas entradas de acesso vão informar em tempo real a presença simultânea do número de clientes. O uso de máscara é obrigatório para todos, tanto clientes quanto lojistas e funcionários. Cinco portarias foram abertas ao público e serão mantidos os serviços de coleta Drive Thru, da plataforma de vendas RioMar Online e do serviço de delivery. Para maior praticidade e segurança será estimulado o pagamento do estacionamento via smartphone e desativados os espaços e equipamentos de uso comum, como Valet, academia de ginástica, espaço ecumênico e, como em todos os shoppings não funcionarão cinemas, teatro, e as praças de alimentação contarão apenas com serviço de entrega de refeições.

Assista

Medidas tomadas no RioMar Recife

• Os cuidados começam nas cancelas onde há um sensor de onde o cliente aproxima a mão e o cartão de entrada sai totalmente higienizado sem o toque do botão.

• No estacionamento há uma redução de 50% na circulação de veículos, com distanciamento de vagas.

• Todos os que chegarem ao RioMar vão aferir a temperatura, sem precisar do toque na pele e, à sua frente, haverá um tapete desinfetante para que higieniza as solas dos sapatos.

• O uso de máscaras é obrigatório a todos que chegarem ao local, sejam clientes, turistas ou colaboradores.

• Mais de 100 pontos de higienização no RioMar, envolvendo totens de álcool em gel próximos às escadas rolantes, dispensers perto dos elevadores distribuídos em diversos locais e pisos do mall.

• Nas escadas há uma sinalização de espaçamento necessário entre as pessoas.

• Os corrimãos das escadas rolantes são desinfectados com bactericida Vulcan hospitalar.

• Nas vitrines das lojas há sinalização da capacidade de clientes.

• Limite de até duas pessoas nos elevadores com o distanciamento seguro, mantendo o acesso para prioridades.

• Para manter a prática do descarte seguro há no RioMar coletores de máscaras.

• Campanha educativa de orientações a clientes por todo o shopping, envolvendo circuito de TV e rádio interna, totens, displays, cartazes e outras sinalizações.

• Guia de orientações para funcionários e lojistas, com recomendações de segurança e prevenção para o trabalho e atendimento ao público.

Sistema de ar-condicionado

A cada hora o ar será renovado duas vezes. Essa troca constante do ar, associada à atomização com Vulcan Hospitalar e substituição de filtros em intervalos menores, levará maior segurança para os que circulam no ambiente.

Os restaurantes continuam no delivery e assim como espetáculos teatrais, shows, jogos eletrônicos e cinemas, ainda não tem data certa para voltarem a funcionar.

Veja como os shoppings se prepararam para a reabertura:

RioMar

Todas as lojas estão sinalizadas nas vitrines com a capacidade máxima e clientes para o espaço, evitando, assim, aglomerações. O shopping passa por aplicação de bactericida, em toda a extensão e pisos do empreendimento. Esse processo já vem sendo feito há dois meses. As cancelas passam a serem liberadas com aproximação da mão, sem precisar apertar botões. Todos os cartões são higienizados por um processo de desinfecção com lâmpadas UV-C. Haverá contagem de público em todas as portas para controle do fluxo, restringindo a, no máximo,30% da capacidade do mal. As vagas do estacionamento serão limitadas em 50%.

Clientes, lojistas e funcionários terão sua temperatura aferida na entrada. O uso da máscara será obrigatório. Haverá disponibilização de álcool em gel para todos (clientes, colaboradores e lojistas), a partir de totens nos acessos às escadas rolantes, em que o acionamento é feito por pedal, garantindo mais segurança no uso e dispensers fixados na parte externa dos elevadores. A sinalização de espaçamento necessário entre as pessoas estará visível no piso e nas escadas rolantes.

Banheiros trarão orientações sobre lavagem e secagem das mãos que passa a ser feita com papel toalha. Foram removidos os secadores de mãos. Os painéis digitais com a localização das lojas digitais com consulta touch foram removidos. Mas haverá localizadores com mapa de lojas para consulta, sem contato físico. Foram suspensos os serviços de empréstimo de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.

Shopping Boa Vista

Como todos os outros shoppings, também reabre suas portas ao público nesta segunda-feira (22) com capacidade e horário reduzidos, das 12h às 20h. A praça de alimentação só funcionará para delivery e coleta. O Shopping Boa Vista adotou reforço na limpeza, orientação e disciplinamento das filas, limitação de presença e uso em elevadores, lojas e banheiros, além de orientação e informação ao público. A gerente de marketing Tárcia Galvão explica que a higienização foi reforçada em todo o empreendimento, principalmente nos corrimões, maçanetas, balcões e superfícies de grande contato com as mãos. O Shopping Boa Vista continuará a oferecer o serviço de coleta por drive-thru das compras feitas online no estacionamento do mall de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Shopping Recife

As cancelas de acesso ao estacionamento utilizam sensores infravermelhos para retirada do cartão e uso de interfone, eliminando a necessidade de toque no equipamento. Ainda no estacionamento, as vagas direcionadas para motos e bicicletas estarão sinalizadas quanto ao distanciamento entre os veículos. Todos os cartões serão higienizados após cada uso. Já o pagamento será restrito aos terminais de autoatendimento ou pelo próprio aplicativo do mall.

“Todas as ações estão seguindo o que vem sendo realizado com sucesso em outros shoppings do país e diretrizes estabelecidas pelo Governo Estadual. Tudo pensado para receber os nossos clientes, colaboradores e lojistas de forma segura e com muita tranquilidade”, destaca a superintendente do Shopping Recife, Danielle Viana.

Em todo o centro de compras foram instalados mais de 60 pontos com dispensers e totens com álcool em gel. O novo protocolo ainda inclui a desinfecção diária dos tapetes de todas as entradas, havendo ainda a indicação de portas exclusivas para entrada e saída, devidamente sinalizadas com contadores automatizados localizados nas portas sociais.

Nos banheiros, além da exaustão ser intensificada, alguns mictórios foram interditados para uso, respeitando o distanciamento social. A utilização de secadores de mãos será substituída pelo uso de papel toalha. Algumas pias também serão desativadas para uso, alternadamente, garantindo um espaçamento seguro entre os usuários. Bancos e sofás estão sinalizados para que o distanciamento social também seja mantido. Nas escadas rolantes, adesivos sinalizam distância de três degraus entre as pessoas. Já nas vitrines das lojas, adesivos indicarão a quantidade de clientes permitidos simultaneamente. Mesmo com a reabertura, o Shopping Recife permanecerá com a estação de retirada de compras.

Tacaruna

Haverá controle de acesso para garantir que o shopping funcione com a capacidade de público que for determinada pelo decreto estadual. “Haverá um sistema que controla o fluxo de entrada e saída de todas as portarias de acesso do shopping. Portanto, o controle é exercido de forma prática e em tempo real,” comentou Sanda Arruda, superintendente do Tacaruna. A plataforma de vendas online continuará em funcionamento, assim como o Ponto de Coleta no estacionamento garagem.

Entre as medidas estão: instalação de dispensers e totens com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores; todos os funcionários do empreendimento (condomínio e terceirizados) vão usar máscara e portar álcool gel para uso individual; as superfícies do mall, serão desinfectadas no horário noturno. A ação de desinfecção das áreas comuns, tais como elevadores, corrimãos e banheiros será reforçada; as portas não automáticas ficarão abertas para reduzir o contato com maçanetas. Os locais com fila nos espaços de uso comum do mall, como nos terminais de auto atendimento e balcões de atendimento, receberam marcação no piso com o distanciamento exigido pelos órgãos de saúde (1,5 metro entre uma pessoa e outra).

Os clientes serão estimulados a usar cartão de débito e crédito nos pagamentos, evitando, assim, a circulação de dinheiro. Seguindo as normas divulgado pelo governo, dentro das lojas, a regra é um cliente a cada 20 metros quadrados. A equipe não entra no cálculo. Todas as lojas serão sinalizadas nas vitrines com a respectiva capacidade máxima de clientes. Nesse primeiro momento, as lojas de alimentação não funcionarão para realização das refeições em qualquer área do shopping, apenas para entrega.
Guararapes

A Praça de Alimentação continua com atendimento exclusivo por delivery e coleta, já que o setor ainda não foi liberado pelo Estado para funcionar presencialmente. Entre as adaptações, o mall realizou modificações na estrutura e reforço na higiene dos ambientes. Disponibilização de vários pontos com recipientes com álcool em gel 70% para uso do cliente; aumento da exaustão nos banheiros e o afastamento dos mictórios; reforço da limpeza várias vezes ao dia em locais como: corrimãos, elevadores, cartões de estacionamento, carregadores portáteis, seguindo as normas sanitárias dos órgãos públicos.

Além dessas medidas, o Guararapes adotou o uso de máscaras por todos os funcionários do Shopping e protetores faciais para as equipes de contato com o cliente. O Shopping solicitará também para que os clientes só acessem o mall utilizando máscaras; medição da temperatura de clientes, lojistas e funcionários com orientação para retorno à residência a quem apresentar a partir de 37,8. O Shopping Guararapes também realizou demarcações de espaços em locais como elevadores, bancos, abrigos de ônibus e abrigos de taxi, onde há formação de filas, para que os clientes mantenham o distanciamento social, desinfecção de ambientes com atomizador e produtos recomendados pelos órgão de saúde; colocação de anteparos nos locais onde há atendimento ao cliente; controle de acesso dos clientes nos elevadores. Os eventos seguem suspensos para evitar aglomeração.

Plaza

Uma novidade na reabertura é o lançamento do Plazapp (81.99600-1133), número exclusivo no WhatsApp para que os clientes tirem dúvidas sobre produtos, lojas e serviços oferecidos pelo Plaza. O shopping também manterá a Vitrine Online no site, lançada para que os lojistas possam continuar realizando vendas via WhatsApp e atendendo clientes que prefiram, nesse primeiro momento, não voltar a frequentar o mall. O ponto de coleta no estacionamento garagem também continua ativo.

“Nosso objetivo foi alinhar o nosso compromisso com medidas de segurança e de higiene que serão redobradas para garantir a saúde dos colaboradores e dos clientes”, comentou Zuleica Lira, superintendente do Plaza. Para proteger e dar mais segurança para os clientes voltarem a frequentar o Plaza, uma série de medidas foram adotadas como: a instalação de dispensers e totens com álcool para utilização dos consumidores e colaboradores; aferição da temperatura corporal dos clientes e colaboradores realizada em todas as entradas do shopping; sinalização das entradas com placas e separadores de fluxo para segmentar a entrada e a saída de clientes; instalação de tapetes antibactericida nos principais acessos ao shopping. Funcionários do shopping, das lojas e clientes deverão estar usando máscaras obrigatoriamente, conforme decreto do Governo do Estado.

Paulista North Way

Entre as ações adotadas para a retomada estão a implementação de tapetes sanitizantes, a instalação de sistema para retirar o ticket do estacionamento por aproximação, reforço no quantitativo de álcool em gel e na equipe de limpeza, sinalização nos elevadores e escadas rolantes, sinalização de distanciamento, máscara para os funcionários, álcool líquido, e uso de termômetros. "Seguiremos o decreto do Governo do Estado e funcionaremos, inicialmente, com horário reduzido e sem as opções de lazer como parques, games e cinema. Queremos mostrar aos nossos clientes que contamos com um ambiente seguro e que tomamos todas as medidas necessárias para o bom funcionamento do mall", reforça o superintendente do Paulista North Way Shopping, Marco Motta. O shopping possui quatro entradas, mas, durante o retorno serão utilizadas apenas três. Uma exclusiva para o acesso à Caixa Econômica Federal.

Patteo

O centro de compras localizado em Olinda informou que fará, em toda a área de mall, uma campanha de prevenção e conscientização para os seus clientes, além da disponibilização de álcool 70% em diversos pontos, redução do mobiliário dos lounges, reforço nos procedimentos de limpeza das áreas comuns, banheiros e ar condicionado, as vendas pela vitrine virtual “Patteo na Sua Casa”, continuarão ativos para que as lojas tenham mais um canal de vendas. Haverá coletes identificando a equipe de limpeza exclusiva (covid-19) e medição de temperatura da equipe administrativa, operacional e de lojistas do Shopping. O Patteo criou ainda uma área própria para motoboys de delivery, entre outras medidas.