motoristas

Saiba quais documentos o Detran-PE entrega em Drive-Thru e onde ser atendido

Alguns serviços do Detran-PE ainda seguem suspensos

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 23/06/2020 às 18:31
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

A partir desta terça-feira (23), o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) passou a oferecer o serviço de entrega de documentos no sistema Drive-Thru. Estão sendo entregues, por meio de biometria, a carteira nacional de habilitação (CNH) e o certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV). O atendimento acontece das 08h às 12h.

Os usuários que estavam agendados, através do site do órgão, e tiveram os seus documentos retidos, durante a pandemia, estão sendo atendidos por hora marcada nos estacionamentos dos Shoppings Recife e Tacaruna.

>>Detran retoma atendimento presencial; saiba como agendar e quais serviços seguem suspensos

De acordo com o diretor de atendimento do Detran-PE, Cel. Felipe Nascimento, o modelo de Drive-Thru visa obedecer ao Plano de Convivência do Governo de Pernambuco.

“Estamos abrindo esses dois pontos de entrega do licenciamento e CNH no modelo drive-thru, onde a pessoa não vai precisar sair do veículo para pegar o documento. Aos poucos iremos aumentar o número de unidades para retornar aos atendimentos com segurança que o período exige. Lembramos que o uso de máscaras é obrigatório”, ressaltou Nascimento.

Prazo da CRLV 2019 prorrogado

Por conta da pandemia da covid-19, um novo calendário foi divulgado para que os motoristas possam circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2019, seguindo o número final da placa de identificação do veículo.

  • Placas com final 1 e 2: até julho
  • Placas com final 3, 4 e 5: até agosto
  • Placas com final 6, 7 e 8: até setembro
  • Placas com final 9 e 0: até outubro

CRLV Eletrônico e CNH Digital

O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. A CNH e o CRLV digital podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo offline, ou seja, sem internet.

Serviços que seguem suspensos

  • Registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados;
  • Recursos de suspensão do direito de dirigir e de cassação da Carteira de Habilitação;
  • Defesa de autuação (multas);
  • Recursos de multas;
  • Defesa processual;
  • Identificação de condutor infrator (inclusive os processos em andamento);
  • Expedição de Certificado de Registro de veículo (CRV/recibo ou DUT) em caso de transferência de propriedade do veículo adquirido desde 19/02/2020;
  • Notificações de penalidades somente poderão ser expedidas e enviadas pelos Correios após a revogação da Deliberação 185 do Contran, que suspende por tempo indeterminado os prazos de Defesa de Autuação e Identificação de Condutor Infrator.

Ao todo, o processo de habilitação do candidato permanece ativo no Detran-PE está ampliado para dezoito meses, incluindo os processos administrativos que já estão em andamento.