CORONAVÍRUS

Novo normal: Donos de bares e restaurantes adaptam estabelecimentos para reabertura

Instalações estão há mais de 100 dias fechadas no Recife. Empresários esperam reabertura em Julho para melhoria dos negócios

Wellington Lima - JC Imagem
FOTO: Wellington Lima - JC Imagem

Há mais de 100 dias com as portas fechadas ao público, inúmeros bares e restaurantes do Recife enfrentam uma realidade difícil. Muitos donos de estabelecimentos tiveram que demitir funcionários para cortar gastos e se reinventar diante do cenário da pandemia causada pelo novo coronavírus.

>>>Quarentena: veja atividades permitidas e suspensas em Caruaru e Bezerros

O delivery e o cadastro em aplicativos de entrega foi a saída para muitos. Mas mesmo assim, está difícil lucrar. "Já vivenciei várias crises mas nenhuma se compara a época atual", disse o empresário André Cordeiro, dono de um restaurante com mais de 26 anos de funcionamento nas Graças, Zona Norte da cidade.

Expectativa de reabertura

Os empresários mantém a expectativa de abertura para o mês de julho e já fizeram várias adaptações nas instalações, como marcação no piso pra garantir o distanciamento entre os clientes e dispositivos com álcool em gel, para higienização das mãos.

Protocolo de Prevenção

No Estado há pelo menos 15 mil bares e restaurantes, sendo 7 mil pequenas empresas. De acordo com a Abrasel-PE, Independentemente da data de retorno, a volta se dará com 50% da capacidade, além de continuar aplicando medidas para manter o distanciamento social e a higienização, conforme será definido em protocolo.

Data antecipada

A data de reabertura dos bares e restaurantes de Pernambuco foi antecipada. Anteriormente, no cronograma inicial do Plano de Convivência com a Covid-19 do Estado, o setor estava previsto para voltar apenas a partir da etapa 7 do plano, com apenas 50% da capacidade dos estabelecimentos.

Porém, baseado em critérios do documento, como a tendência à estabilização da curva epidemiológica, o Governo determinou que a retomada do setor deverá começar durante a etapa 6.

Contudo, a data exata de reabertura ainda não foi estabelecida pelo Governo. (veja nota de esclarecimento abaixo).

Nota de esclarecimento na íntegra

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco informa que a reabertura gradual e controlada dos serviços de alimentação (bares, restaurantes e lanchonetes), um dos segmentos previstos no “Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19”, foi antecipada da Etapa 7 para a Etapa 6, conforme informado em coletiva de imprensa realizada na noite de quarta-feira, dia 17.

Inicialmente, o retorno se dará com 50% da capacidade dos estabelecimentos. No entanto, ainda não tem data prevista e depende diretamente do comportamento dos indicadores monitorados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde.


Atenciosamente,

Gerência de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Governo de Pernambuco