Suspeita de fraude

Teve o auxílio emergencial bloqueado? Veja como desbloquear sua conta

Alguns beneficiários do auxílio emergencial tiveram contas bloqueadas. Há duas formas de resolver o problema, dependendo do motivo do bloqueio

Agência Brasil
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Publicado em 23/07/2020 às 10:50
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, explicou nessa quarta-feira (22) como vai funcionar o procedimento para liberação de acesso no aplicativo Caixa Tem, que é uma poupança digital usada por quem recebe o auxílio emergencial de R$ 600.

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A Caixa Econômica Federal informou ter bloqueado contas com suspeita de fraude no auxílio emergencial, mas não detalhou quantas contas foram suspensas no total. O caso também está sendo investigado pela Polícia Federal (PF).

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O que fazer?

Quem acessar o aplicativo Caixa Tem e estiver com a conta do auxílio emergencial bloqueada terá que verificar em qual das situações se encontra:

  • suspeita de fraude
  • inconsistência cadastral

Cada caso terá uma mensagem específica e vai requerer um procedimento diferente.

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Grupos

"Temos um grupo com suspeita de fraude, [que representa] 51% das contas bloqueadas. Neste caso, o cliente precisa procurar uma agência para desbloquear. São as contas com suspeita de fraude e aquelas que já sofreram fraude", afirmou Guimarães durante uma coletiva de imprensa.

Outra parte dos beneficiários do auxílio emergencial que teve a conta bloqueada não precisará ir até uma agência e poderá fazer um recadastramento online, com envio de documentação de forma digitalizada.

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"Temos um segundo grupo, com 49% desses [acessos] que foram bloqueados, com uma inconsistência cadastral. O que deve ser feito é um novo acesso ao aplicativo para envio de documentação [online]. Essa inconsistência cadastral evita a necessidade de ida a agência e vai acelerar a liberação do cadastro", acrescentou Guimarães.

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Recadastramento - inconsistência cadastral

Para quem está com inconsistência cadastral no Caixa Tem, um novo acesso para envio de documentação, de forma online, já pode ser feito, a partir desta quinta-feira (23).

Segundo a Caixa, a análise deve durar cerca de 24 horas. Se a documentação enviada estiver correta, o acesso é liberado automaticamente. Caso contrário, o beneficiário deverá ir até uma agência.

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Suspeita de fraude

Já quem está com suspeita de fraude na conta precisa ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal, mas de acordo com o calendário de recebimento já previsto.

"Não adianta procurar uma agência neste momento, se você nasceu em outubro, por exemplo, porque estamos pagando os nascidos em janeiro. Isso é importante para evitar as aglomerações, porque não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui a duas semanas, 20 dias", destacou o presidente da Caixa. O calendário detalhado de pagamentos do auxílio emergencial pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal.

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Ação de hackers

Pedro Guimarães não quis comentar os números da fraude, porque o caso está em investigação. Segundo ele, hackers estavam criando contas digitais falsas para tentar desviar recursos de beneficiários que tinham direito ao auxílio emergencial.

"Inaceitável esta questão dos hackers e, desta maneira, a nossa resposta é contundente, alinhada com a Polícia Federal, porque este é um pagamento para a população mais carente do Brasil em momento de pandemia", afirmou.

Balanço

O auxílio emergencial está sendo pago em cinco parcelas de R$ 600 para um total de 65,3 milhões de pessoas, incluindo beneficiários do Bolsa Família. O valor liberado pelo governo até agora é de R$ 128 bilhões.

Ainda tenho dúvidas. O que faço?

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

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  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
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