covid-19

Governo de Pernambuco libera reabertura de bares, restaurantes e academias de ginástica no Agreste

Após a Região Metropolitana do Recife, o Governo de Pernambuco autorizou o retorno dos serviços no Agreste

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/07/2020 às 18:05
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Em coletiva online, o Governo de Pernambuco divulgou que os bares, restaurantes e academias de ginástica podem reabrir no Agreste de Pernambuco, a partir da segunda-feira (03/08). De acordo com o governo, isso representa o avanço da região para a Etapa 6 do Plano de Convivência contra o novo coronavírus.

>>Paulo Câmara fala em ''diminuição expressiva'' desde o pico de mortes por coronavírus em maio

Horário e protocolo

Os serviços de alimentação, com 50% da capacidade e horário reduzido – de 6h às 20h - e reabertura das academias de ginástica deve seguir os protocolos de segurança. Na ocasião, cada aluno tem a temperatura medida, as mãos higienizadas e recebem um vaso de álcool 70% e o pano para higienizar os aparelhos a cada uso. Além disso, os equipamentos das academias foram isolados para evitar contato entre os alunos e professores.

“Os indicadores da Macrorregião II apresentaram queda tanto nas contaminações como na ocupação de leitos, o que vai permitir o avanço na próxima semana. Assim como uma parte do Sertão, que se mostrou estável nos números da Saúde, também avançará dentro do plano. Já nos locais onde ainda há uma tendência de crescimento nos indicadores monitorados, o Governo do Estado age mais uma vez com prudência e os mantém na mesma fase”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.