fiscalização

Postos de gasolina no Recife são notificados pelo Procon por propaganda enganosa; confira a lista

O Procon Recife determinou retirada imediata dos cartazes e faixas da promoção

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/07/2020 às 17:14
Fernando Frazão/ABr
FOTO: Fernando Frazão/ABr

Ao todo, 17 postos de combustíveis foram notificados pelo Procon Recife por prática de propaganda enganosa. De acordo com o órgão, os cartazes e faixas atraiam os consumidores para abastecer no local, mas o preço era válido apenas para que possui o aplicativo “AME”, e estão cadastrados no programa de fidelidade “PREMMIA”, dos postos Petrobras. A determinação está valendo, desde a quarta-feira (29), após fiscalização.

Confira a lista de postos de combustíveis notificados pelo Procon

Posto Abreu e Lima - Avenida Norte, 4390, Tamarineira,

Posto Rech - Avenida Domingos Ferreira, 2117, Boa Viagem

Posto BR - Avenida Eng. Domingos Ferreira, 2640, Boa Viagem

Posto Vip 3 - Avenida General Mac Arthur, 1481, Imbiribeira

Posto Cadilac - Avenida Fernando Simões Barbosa, 406, Boa Viagem

Posto Presidente Tancredo Neves - Rua Ribeiro de Brito, 1034, Boa Viagem

Petrocal Boa Viagem - Rua Ernesto de Paula Santos, 465, Boa Viagem

Posto Verali - Avenida Conselheiro Aguiar, 1540, Boa Viagem

Petrocal Imbiribeira - Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 1854, Imbiribeira

Posto Cunha - Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 3468, Imbiribeira

Metro Petróleo - Avenida Presidente Dutra , 600 , Imbiribeira

Posto Assis Pedrosa - Rua Jean Emile Favre, 1083, Ipsep

Posto GN Ipsep - Avenida Recife , 3532 , Ipsep

Posto JK - Rua Barão de Souza Leão, 240, Boa Viagem

Posto Polo Pina - Avenida Herculano Bandeira, s/n, Pina

Petrocal Pina - Avenida Antonio de Goes, 218, Pina

Petrocal Bairro do Recife - Avenida Alfredo Lisboa, 173, Recife

Lei

Ainda de acordo com o Procon Recife, baseado no art. 31 da Lei Federal nº 8.078/90, os postos de combustíveis devem retirar de forma imediata os cartazes e faixas de promoções e devem readequar os preços dos produtos de modo que o consumidor possa identificar de forma correta os clientes que têm benefícios e os que não possuem.

A ausência de readequação, além de ferir o dispositivo legal supramencionado, também poderá configurar a prática abusiva de propaganda enganosa, passível de punição na forma do art. 37, §1º e art. 56 da lei 8.078/90.