Poupança social

Auxílio emergencial: veja se precisa desbloquear conta a partir desta segunda (3)

Alguns usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas, precisam ir a uma agência a partir desta segunda-feira (3)

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 03/08/2020 às 8:00
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os usuários do Caixa Tem, usado no recebimento do auxílio emergencial, que tiveram contas bloqueadas preventivamente por indícios de fraude, precisam se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, segundo um calendário escalonado de desbloqueio de poupança social para receber o auxílio emergencial.

A partir desta segunda-feira (3), começa o período para os nascidos em junho e julho irem a uma agência regularizar sua situação no aplicativo, usado no recebimento do auxílio emergencial. O prazo segue até a sexta-feira (7) [confira o calendário completo abaixo].

Na sexta-feira (31), acabou o prazo para os nascidos em abril ou maio irem a uma agência regularizar sua situação no aplicativo, usado no recebimento do auxílio emergencial.

Os que apresentaram inconsistência cadastral podem realizar o envio de documentos por meio do aplicativo para realizar o desbloqueio das contas no Caixa Tem em até 24 horas [veja abaixo].

O próprio aplicativo Caixa Tem apresentará as orientações necessárias, que o beneficiário deverá seguir.

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Suspeita de Fraude

No caso de contas bloqueadas por indícios de fraudes no auxílio emergencial, os usuários serão informados por meio do aplicativo Caixa Tem para que se dirijam a uma agência, de acordo com calendário escalonado por mês de aniversário. Segundo o banco, o objetivo é evitar filas nas agências e aglomerações.

Se, ao tentar acessar o aplicativo Caixa Tem, você recebeu uma mensagem para regularizar o seu acesso, vá pessoalmente a uma agência, com um documento de identidade com foto, seguindo o calendário abaixo:

Mês de aniversário - Data para os desbloqueios (início)

  • Janeiro, fevereiro e março - até 24 de julho
  • Abril e maio - de 27 a 31 de julho
  • Junho e julho - de 3 a 7 de agosto
  • Agosto, setembro e outubro - de 10 a 14 de agosto
  • Novembro e dezembro - de 17 a 21 de agosto

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Inconsistência cadastral

Se você acessou o aplicativo, mas está suspenso por falta de documentação, acesse a função LIBERAR ACESSO, dentro do aplicativo Caixa Tem.

Neste caso, não é preciso ir à agência para regularizar seu acesso. Os documentos podem ser enviados pelo aplicativo.

Atenção: somente o link repassado dentro do próprio aplicativo Caixa Tem é confiável para o envio de documentos pessoais. Não confie em links divulgados na Internet.

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Combate a fraudes

O banco atua de forma conjunta com os órgãos de segurança pública para mitigar riscos de fraudes e garantir nível adequado de segurança no pagamento do auxílio emergencial e demais benefícios sociais.

A Caixa reforça que o aplicativo tem "múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”. “Recomenda-se aos usuários utilizar apenas os aplicativos oficiais da Caixa e jamais compartilhar informações pessoais”, diz o banco.

Ainda tenho dúvidas. O que faço?

A prestação de informações o auxílio emergencial está disponível apenas por meio do aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial, do site do auxílio emergencial auxilio.caixa.gov.br e da central telefônica exclusiva 111. Confira os canais da Caixa Econômica Federal para mais informações sobre o benefício e o Caixa Tem:

  • auxilio.caixa.gov.br
  • Central de Atendimento CAIXA – 111
  • Central de Atendimento do Ministério da Cidadania – 121
  • twitter.com/caixa
  • facebook.com/caixa
  • instagram.com/caixa
  • youtube.com/user/canalcaixa