covid-19

Coronavírus: Araripina e Ouricuri retrocedem no Plano de Convivência e entram em isolamento social rígido

As duas cidades concentram 70% do número de registros de contágio na região do Araripe, de acordo com o Governo de Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 04/08/2020 às 18:09
Pedro Menezes/SEI
FOTO: Pedro Menezes/SEI

Em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (04), o Governo de Pernambuco afirmou que os municípios de Araripina e Ouricuri retrocederam da Etapa 4 para a Etapa 2 do Plano de Convivência após os casos do novo coronavírus aumentarem. De acordo com o governo estadual, as duas cidades ficam em período de isolamento social rígido, de 7 até 16 de agosto, e apenas os serviços essenciais podem funcionar.

O secretário estadual de Saúde também informou que as duas cidades concentram 70% de todos os casos da regional, com um total de 52 registrados na última semana.

Sempre ressaltamos que, caso fosse necessário para salvar vidas, daríamos um passo atrás. Portanto, precisamos que, durante esses dias, a população só saia de casa para o que for verdadeiramente essencial. Temos que reforçar essas atitudes de prevenção para que tenhamos um resultado positivo após esse período”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Medidas do governo contra o coronavírus

Ainda de acordo com o Governo de Pernambuco, mais dez leitos de UTI para os usuários do SUS no Hospital Santa Maria – unidade filantrópica das Medianeiras da Paz, em Araripina, e oito leitos de enfermaria do Hospital Regional de Ouricuri serão transformados em vagas de UTI. Atualmente, nas duas cidades, existem 82 leitos para pacientes do novo coronavírus, sendo 20 de UTI.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).