Tecnologia

Receita Federal: Veja como realizar atendimento sobre CPF no Telegram

A Receita Federal inaugurou atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 04/08/2020 às 10:40
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Receita Federal inaugurou atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram, nessa segunda-feira (3).

Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.

>> Receita Federal prorroga suspensão das ações de cobrança

>> Economia na pandemia: Veja pagamentos e impostos adiados ou suspensos

Segundo a Receita, a iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e contribui para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do novo coronavírus.

>> Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante a pandemia do coronavírus

>> Confira se você recebeu saque emergencial do FGTS nesta semana

>> Receita Federal: saiba como consultar o 3º lote do Imposto de Renda 2020

Como acessar

Para solicitar o serviço, o contribuinte deverá acessar o canal Receita Federal Oficial (sem espaço) interagir com a ferramenta, enviando as informações e documentos exigidos para que a Receita Federal faça a análise do pedido e conclua o atendimento.

Serviços

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

  • Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
  • Segunda via de CPF;
  • Informação do número do CPF;
  • Consulta à situação cadastral; e
  • Consulta ausência de DIRPF - Declaração do Imposto de Renda Pessoas Físicas (exercício omisso).