educação

Governo de Pernambuco revela datas para retorno das aulas presenciais em cursos livres

Aulas presenciais em escolas públicas e privadas seguem suspensas em Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 06/08/2020 às 17:47
Bobby Fabisak/JC Imagem
FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem

Em coletiva online, nesta quinta-feira (06), o Governo de Pernambuco divulgou as datas e taxas de ocupações para retomada das aulas presenciais nos cursos livres. O protocolo para o setor de Educação contempla regras como o uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes em sala de aula são algumas das regras.

Assista

É importante frisar que as datas não se enquadram para os cursos preparatórios para Enem, SSA e outros vestibulares ou disciplinas específicas. assim como cursos técnicos de nível médio. Confira as datas de retorno das aulas presenciais nos cursos livres

  • 17 de agosto / 25% da capacidade de cada instituição - estudantes acima de 18 anos.
  • 24 de agosto / 50% capacidade das instituições - estudantes acima de 15 anos
  • 30 de agosto / 70% da capacidade de cada instituição - estudantes acima de 11 anos
  • 8 de setembro / 100% da capacidade

“A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no Estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o gabinete de enfrentamento à Covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Esporte individuais e vaquejada

Além de anunciar a volta das aulas presenciais nos cursos livres, as competições para esportes individuais também tiveram a data de retorno divulgada. A retomada acontece a partir desta segunda-feira (10), sem a presença do público. A vaquejada, embora seja uma atividade cultural, no plano de convivência está equiparada aos esportes individuais e poderá também ser praticada a partir da mesma data.

Aulas presenciais em escolas públicas e privadas

Em relação as aulas presenciais em escolas públicas e privadas, o Governo de Pernambuco ainda não divulgou a data para a retomada. O prazo que proíba a presença dos alunos na sala de aula já foi prorrogado por quatro vezes. Até 15 de agosto as unidades de ensino permanecerão fechadas, por determinação do governador Paulo Câmara, a partir de avaliação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao coronavírus.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.