Tecnologia

INSS inicia projeto-piloto de prova de vida digital; veja como vai ser

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS.

Ministério da Economia
Ministério da Economia
Publicado em 18/08/2020 às 9:56
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia e a Dataprev – inicia, a partir desta quinta-feira (20), o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial.

>> INSS estende a todo o país serviço para segurado entregar documentação

Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.

>> INSS autoriza bancos a renovar prova de vida por procuração

>> Projeto prevê 14º salário emergencial a aposentados e pensionistas

>> Confira aqui a lista completa das agências com os respectivos endereços

>> Data de reabertura das agências do INSS é adiada em todo o país

Biometria facial

Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessa forma, serão selecionados, segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.

Nesta etapa, serão feitos os ajustes necessários para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança para todos os beneficiários.

O beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não será apenas um teste. A fé de vida será válida, de maneira que o segurado não precise se deslocar até uma agência bancária para o processo.

A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

>> Projeto cria 14º salário emergencial para aposentados

>> INSS facilita a tomada de crédito para aposentados e pensionistas durante a pandemia da covid-19

>> INSS: Prova de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro devido ao coronavírus

>> INSS prorroga antecipação do BPC e auxílio-doença até 31 de outubro

Como funcionará

A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS.

Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados nesta primeira etapa. Dessa forma, quem for contatado pelo INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.

Como é feita atualmente

A comprovação costuma ser feita na instituição bancária em que o segurado recebe seu benefício – embora esteja suspensa de março deste ano devido às normas relacionadas à pandemia. Atualmente, o procedimento de prova de vida é presencial, bastando o beneficiário apresentar um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário. Em algumas instituições bancárias, esse procedimento já pode ser feito por meio da tecnologia de biometria direto nos terminais de autoatendimento.

>> Confira o passo a passo para a realização da prova de vida digital

Perguntas e respostas:

  1. Como será realizada a prova de vida por biometria?

    Com o uso do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br), o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial por meio de prova de vivacidade e prova de identidade. Após essas duas etapas, o aplicativo indica se aquela pessoa é de fato a pessoa cujo CPF informado no cadastramento.

    A conformação da prova de vida é efetuada pelos seguintes passos: o cidadão é orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto.

    A prova de identidade é efetuada da seguinte maneira: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor e, caso a biometria seja do Denatran, será necessária a data de emissão da carteira de habilitação.

  2. Todos os segurados terão que fazer a prova de vida por biometria?

    Nesta primeira etapa de testes, o projeto será feito com cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. O INSS entrará em contato por telefone, SMS e e-mail, convidando o beneficiário a participar do projeto.

  3. Como o segurado pode ter certeza de que está sendo contatado pelo INSS?

    O número pelo qual o INSS enviará o SMS é o 280-41. Por isso, é importante ficar atento, pois qualquer mensagem sobre prova de vida que não tenha esse número deve ser desconsiderada. Caso o cidadão que tenha sido notificado tenha alguma dúvida, poderá ligar no 135 – telefone oficial do INSS para ter mais informações.

  4. A prova de vida presencial continua valendo?

    A prova de vida presencial atualmente está suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, e esse novo projeto visa dar mais comodidade e segurança ao cidadão, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a realização do serviço. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e a um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

  5. A prova de vida digital do projeto-piloto terá validade ou será apenas um teste?

    A prova de vida terá validade e, após o beneficiário finalizar o processo, não precisará se deslocar até uma agência bancária, conforme é feito anualmente.

  6. A partir de quando a prova de vida por biometria vai valer para todos os segurados?

    A partir dos resultados do piloto, o INSS, em conjunto com a SGD e a Dataprev, avaliarão e farão aprimoramentos para que o projeto possa ser expandido para todos os beneficiários.

  7. O INSS vai disponibilizar para todos os beneficiários a prova de vida digital ainda este ano? Caso não, há previsão?

    A expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os beneficiários ainda neste ano, a depender dos resultados do projeto-piloto.

  8. Quando a prova de vida digital for implementada, acabará a prova de vida presencial?

    Importante destacar que a prova de vida atualmente está suspensa e essa novo projeto visa dar mais comodidade e segurança ao cidadão, reduzindo a necessidade de deslocamentos para a realização do serviço. Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias.

  9. Quando implementada para todos, como deve proceder para fazer a prova de vida anual o beneficiário que não tem acesso à internet?

    Caso o cidadão não tenha acesso à internet e um smartphone, a prova de vida seguirá sendo realizada nas agências bancárias. A prova de vida digital é uma alternativa importante e segura para que o beneficiário não precise se deslocar até uma agência bancária para realizar o procedimento anual.

  10. A base de dados do governo federal usada para a prova de vida digital é grande o suficiente para fazer a prova de vida de todo os beneficiários?

    Para este piloto, o INSS trabalhará com a base de dado do Denatran e do TSE.

  11. Existe um modelo de celular indicado para que possa fazer o reconhecimento facial?

    É necessário que o beneficiário possua um smartphone com câmera frontal para que a biometria facial seja feita.

  12. Por que a necessidade do uso de dois aplicativos para o procedimento da prova de vida?

    Os dois aplicativos do governo já existiam, então, a solução mais rápida para a população a ser beneficiada foi integrá-los e solucionar a questão do deslocamento de aposentados para a prova de vida. A previsão é que, a partir dessa experiência com a prova de vida, o Meu gov.br integre novos serviços de diversas áreas de governo.