pesquisa

Taxa de desemprego segue crescendo em Pernambuco, aponta estudo do IBGE

De acordo com a pesquisa do IBGE, 490 mil pessoas tentaram conseguir um emprego no mês passado, mas não conseguiram

Com informações do IBGE
Com informações do IBGE
Publicado em 20/08/2020 às 19:36
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Se os números do novo coronavírus em Pernambuco caíram, em comparação ao mês de maio, considerado o pico da pandemia, a taxa de desemprego aumentou, passando para 13,5% em julho, contra 12,6% em junho e 10,5% em maio. Pelo menos, é o que aponta a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a pesquisa, 490 mil pessoas buscaram um emprego no mês passado, mas não encontraram.

>>Pernambuco é o Estado que menos realizou testes para detectar o coronavírus na população, aponta IBGE

Os números do IBGE mostram também que cerca de 1,2 milhão de pessoas que, não estavam trabalhando e nem procuravam por trabalho em Pernambuco, gostariam de trabalhar em julho, mas não conseguiram procurar emprego por causa da pandemia do novo coronavírus ou por falta de oportunidade. O número de pessoas ocupadas no Estado caiu de 3 milhões e 264 mil para 3 milhões e 153 mil

Pessoas afastadas

Entre as pessoas ocupadas e afastadas do trabalho, seja ou não por conta da pandemia do coronavírus, 169 mil pessoas (37,3%) deixaram de receber remuneração em julho. Entre os trabalhadores ocupados e afastados que ainda estavam recebendo vencimentos, 30,9% do total tiveram rendimentos menores do que o habitual no mês passado.

A quantidade de pessoas afastadas do trabalho (em quarentena ou férias coletivas) devido ao distanciamento social também diminuiu sensivelmente, de 666 mil pessoas para 313 mil, uma queda de 53% entre junho e julho. Em maio, por sua vez, eram 940 mil pessoas afastadas. Em julho, 9,9% das mais de 3,1 milhões de pessoas ocupadas em Pernambuco estava afastada de suas atividades profissionais, contra 20,4% no mês anterior. Ainda segundo a pesquisa, 10,7% da população ocupada no estado trabalhou de forma remota no mês passado.