Obras

Trecho da Avenida Presidente Kennedy será interditado para obras de drenagem; veja mudanças

Serviço faz parte do projeto de requalificação da via

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/09/2020 às 16:30
Secom/Olinda
FOTO: Secom/Olinda

A partir desta quarta-feira (16), um trecho de 400 metros da Av. Presidente Kennedy, na altura do bairro de Peixinhos, será interditado para execução de serviços de drenagem, que integram o segundo trecho de requalificações na via. Esse segmento da pista vai do antigo Centro da Moda até a Vicente Auto Peças. A previsão é que o trabalho dure 10 dias.

Mudanças

Com a interdição, o lado esquerdo da avenida, passa a ser desviado para o lado direito (sentido Xambá), que passa a ser mão dupla. Uma equipe da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda ficará no local para orientar os motoristas.

Processo de requalificação

A Avenida Presidente Kennedy passa por um amplo processo de requalificação com investimentos de R$ 15,5 milhões. A via receberá nova drenagem, recolocação das paradas de ônibus, calçadas niveladas com acessibilidade, pavimentação e iluminação de led. O primeiro trecho, da Avenida Pan Nordestina até o Centro da Moda foi entregue no dia 14 de agosto pela Gestão Municipal. A Kennedy tem 4,4 km de extensão, atravessando cinco bairros: Vila Popular, Peixinhos, Jardim Brasil, Aguazinha e São Benedito. A circulação é de seis mil veículos por dia. Passam por ela 39 linhas de ônibus, que atendem mais de 100 mil pessoas.

Histórico

Criada há 41 anos, a Avenida Presidente Kennedy é um dos principais corredores viários de Olinda. Do alto, é possível ver que, ao longo dos quase 4,5 quilômetros de extensão da pista, ela corta cinco bairros da cidade e dá acesso a outros dois. É por meio da avenida que boa parte da população local se desloca para ir a outras áreas da Região Metropolitana do Recife.

As calçadas quebradas e cheias de imperfeições dificultam a passagem dos pedestres, sem falar em um problema histórico da avenida, os alagamentos.

Ao longo de décadas, diversas obras de requalificação foram feitas na via, mas nenhuma delas resolveu as imperfeições estruturais, que se arrastam por anos.