revolta

Motorista de ônibus da Região Metropolitana do Recife desabafa sobre dupla função no trabalho

Além de prestarem atenção no trânsito, os motoristas de ônibus precisam repassar o troco dos passageiros

Weligton Lima/JC Imagem
FOTO: Weligton Lima/JC Imagem

Os motoristas de ônibus do Recife e Região Metropolitana enfrentam um dilema por causa da dupla função. Muita linhas de ônibus transitam sem os cobradores e cabe ao motoristas serem os responsáveis também pela passagem, além da condução do veículo. Nesta segunda-feira (21), inclusive, os motoristas e cobradores de ônibus realizam protesto, no Centro do Recife.

‘’Passando troco, subindo cadeirante, prestando atenção no trânsito, e ficar mexendo um equipamento de um controle que identifica o carro onde estiver’’, desabafou um motorista. E continuou. ‘’Nunca vi esse dinheiro na minha vida, afirmou sobre o aumento de 40% no salário pela dupla função.

>>'No mundo todo é assim', diz presidente da Urbana-PE sobre retirada de cobradores de ônibus

De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, a paralisação acontece contra a dupla função, quando os motoristas têm que dirigir e cobrar a passagem. O sindicato também afirmou que com a pandemia do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco, autorizou a retirada em massa dos cobradores, alegando uma economia de 0,25 centavos na Tarifa A, mesmo com o aumento do desemprego.

Demissões

O Sindicato dos Rodoviários repassou que pelo menos 3 mil cobradores foram demitidos e 267 linhas de ônibus estão circulando sem a presença dos profissionais. fazendo com os motoristas acumulem a dupla função.

"Hoje vai ser votado, na Câmara Municipal do Recife, o PL 5 de 2019, que é o PL contra a dupla função. Está acontecendo uma demissão exacerbada de trabalhadores e tudo isso foi concedido pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM)", declarou o presidente do sindicato, Aldo Lima.