dia das crianças

Infância Cidadã ganha programação especial na TV Jornal

Projeto Infância Cidadã é realizado pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação há 12 anos

Fabíola Blah
Fabíola Blah
Publicado em 01/10/2020 às 12:04 | Atualizado em 01/08/2023 às 9:29
Arte/TV Jornal
FOTO: Arte/TV Jornal

O Dia das Crianças, como a maioria das datas festivas de 2020, vai ser um pouco diferente devido ao enfrentamento ao coronavírus.

A data é o mote do projeto Infância Cidadã - realizado pela TV Jornal e pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) -, que há 12 anos procura conscientizar a sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes.

Para manter a comemoração, mas garantindo toda a segurança, a emissora, de 5 a 29 de outubro, irá divulgar conteúdos especiais para os pequenos. A iniciativa conta com o patrocínio do biscoito Treloso e vai oferecer uma série de vídeos criativos com atividades para a família fazer com a criançada.

“Nós acreditamos que, mesmo no contexto atual, não podemos deixar de refletir sobre a importância que o Infância Cidadã conquistou ao longo desses anos", explica o gerente comercial da TV Jornal, Lino Medeiros.

"O lazer é um dos direitos garantidos das crianças e adolescentes e queremos levar isso por meio desses vídeos, ensinando e incentivando a garotada a colocar a mão na massa junto com a família. Será uma programação didática e divertida”, conclui.

A adaptação do 12 de outubro para as redes sociais e a tela da TV Jornal reforça a importância dessa proximidade entre as famílias e as crianças, que ganhou ainda mais relevância nos últimos meses, diante do distanciamento social imposto pela covid-19, como explica Danielle Braga, gerente de produto da Treloso.

“Para nós, sempre foi um pilar da marca trabalhar a relação entre pais e filhos e, com a pandemia, isso se intensificou de uma forma gigantesca. Antes, os pais tinham opções de diversão para os filhos em que eles não estavam necessariamente incluídos", explica.

"Agora, a gente entende que, com a restrição de eventos e tudo o mais, a brincadeira tem que acontecer dentro de casa. Então, a gente está apoiando e desenvolvendo projetos como esse para fomentar a relação entre as famílias e os filhos, para que eles possam brincar juntos, aprender juntos e criar relações mais fortes”, detalha.

Programação Infância Cidadã

Para começar, no intervalo da programação, cinco atividades diferentes serão ensinadas durante o Mês das Crianças na TV Jornal.

Brinquedo lúdico, acessório infantil, movimento, mágica e tie dye são os temas que compõem a programação, com instrutores do mundo do entretenimento e muito faça você mesmo, popularmente divulgado pela sigla DIY (do inglês Do It Yourself).

A influenciadora de conteúdo Dianna Sena (@diannasena) será uma das instrutoras das oficinas e irá ensinar a criançada e a família a fazerem Tie Dye.

“A ideia é que a gente ensine a galera a fazer não só uma atividade, mas um presente para criar juntos. A proposta é aproveitar esse momento em casa, sem se expor, e fazer uma coisa legal, divertida, que está na moda e que as crianças vão se divertir para caramba no processo”, adianta a influenciadora.

Além disso, os telejornais e programas de entretenimento também vão exibir quadros, matérias e reportagens com temas de interesse do universo infantil - seja em sua forma lúdica, de brincadeiras e diversão, ou em sua forma mais séria, como os direitos das crianças e adolescentes.

No dia 17 de outubro, um programa especial, com várias atrações, será exibido na TV Jornal. Os detalhes serão revelados mais perto da data.

Para conferir todos os outros conteúdos do Mês das Crianças na TV Jornal, é só acompanhar a programação da emissora ou ficar de olho nas redes sociais: no Instagram e Facebook, de 5 a 29 de outubro.