vacina

Vacina BCG, usada contra a tuberculose, combate à covid-19? Coordenadora explica testes

A Dra. Margareth Dalcolmo explicou a ação da vacina BCG no corpo para combater a covid-19

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 06/10/2020 às 18:28 | Atualizado em 11/07/2023 às 12:10
 Dado Ruvic / Reuters
FOTO: Dado Ruvic / Reuters

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou a testar a vacina BCG, usada contra a tuberculose, para prevenir as pessoas contra a Covid-19.

Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, nesta terça-feira (06), a Dra. Margareth Dalcolmo, uma das coordenadoras dessa pesquisa, explicou a ação da vacina BCG no corpo para combater o coronavírus.

Ela explica o estudo que esclarece se a vacina BCG aplicada em profissionais de saúde expostos à covid-19 pode impedir que a pessoa tenha a covid-19.

"Nós sabemos que a ação protetora dela não é tão alta como a vacina da influenza. Nós esperamos que a BCG, se ela realmente encontrar um resultado positivo, ela possa ser útil na previsão da covid-19", explicou.

De acordo com a Dra. Margareth Dalcolmo, serão vacinados mil profissionais de saúde no Brasil. Ela também explicou que a BCG é "uma vacina que confere uma ação imunológica muito variada" e que os efeitos colaterais são raros.

"Nós vamos colher sangue de todos os voluntários. Serão feitos paralelamente aplicação da vacina e segmentos de eventuais efeitos colaterais, o que é muito pouco provável, pois a vacina BCG raramente causa efeito colateral. Temos tudo em observação, como deve ser toda a vacina, por um período de 12 meses", afirmou a Margareth.