retorno

Plano de Convivência: Confira todas as atividades que retornaram em Pernambuco e a previsão para outras liberações

Foram definidas 11 etapas para o retorno da atividades em Pernambuco, chamado de Plano de Convivência

Por Robert Sarmento
Por Robert Sarmento
Publicado em 09/10/2020 às 15:07 | Atualizado em 14/06/2023 às 8:52
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem

Após os primeiros casos da covid-19 registrados em Pernambuco, no mês de março, várias medidas foram tomadas por causa da pandemia.

Desde a criação de lei para usar máscara e orientações sobre o álcool em gel, passando pelo lockdown no momento considerado como o pico da covid-19, até a criação do planejamento para a retomada das atividades não essenciais.

Em outubro, o Estado entrou na Etapa 10 do Plano de Convivência e quase todas os setores já retornaram ao funcionamento presencial, com a necessidade de seguir os protocolos de segurança contra o novo coronavírus.

A partir da próxima segunda-feira (26), o avanço das Gerências Regionais de Saúde (Geres) IX e X – que têm Ouricuri e Afogados da Ingazeira como cidades polo, avançam para a Etapa 10 do Plano de Convivência.

Com isso, todas as regiões de Pernambuco estão próximas de entrar na última etapa, além do retorno de todas as atividades.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, todas as atividades devem ser liberadas em Pernambuco até 9 de novembro.

Saiba o que está funcionando em Pernambuco de acordo com o Plano de Convivência da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e do Gabinete de Enfrentamento ao novo coronavírus, além das previsões do governo estadual para avançar de etapa e determinar outras liberações.

Etapas do Plano de Convivência com a Covid-19

Etapa 1

Permite que funcionem, apenas por delivery, varejo, shoppings, praças de alimentação e comércio atacadista.

As lojas de material de construção também podem funcionar, mas com novos protocolos.

Etapa 2

Podem funcionar, além dos serviços essenciais, construção civil, com 50% dos funcionários, comércio atacadista das 9h às 18h.

Shoppings, centros comerciais e praças de alimentação apenas por pontos de coleta e drive-thru. E consultórios, ambulatórios e serviços de saúde.

Etapa 3

Fica autorizado o varejo de rua em lojas de até 200m2, salões de beleza e serviços de estética, treinos de futebol profissional e comércio/aluguel de veículos, esses com 50% da capacidade.

Etapa 4

Estabelece novos protocolos para o varejo de rua. A construção civil pode operar com 100% das equipes.

Os shopping centers podem abrir as portas, mas com controle de fluxo limitado a 30% da capacidade e horário reduzido, das 12h às 20h.

Etapa 5

Autoriza a reabertura de serviços de escritório, com 50% da capacidade, e permite 100% das equipes em lojas de comércio e aluguel de veículos.

Etapa 6

Eventos corporativos com limite máximo de 100 pessoas ou com ocupação de até 30%, o que for menor, até as 22h (desde 7 de setembro).

Serviços de alimentação, com 50% da capacidade; academias de ginástica e similares, com novos protocolos.

Comércio varejista com um cliente para cada 10m2 e shoppings centers podem receber 50% da capacidade. Além disso, feira e Polo de Confecção podem reabrir.

Etapa 7

Permite que serviços de alimentação estendam seu horário para as 22h e shopping centers podem funcionar das 10h às 22h.

Igrejas e templos também podem aumentar a capacidade de funcionamento. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis poderão receber 30% da sua capacidade total.

Já as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade.

Etapa 8

Fica permitido 100% da mão de obra dos serviços de escritório. Os serviços de alimentação podem receber 70% da sua capacidade. São reabertos o comércio de praia e os museus e espaços de exposição.

Etapa 9

Cinemas, teatros e eventos sociais e culturais com até 100 pessoas ou 30% da ocupação do espaço, o que for menor.

Serviços de alimentação podem passar a receber até 70% da capacidade e funcionar das 6h à meia noite. A distância obrigatória entre as mesas passa de 1,5 metro para 1 metro.

Apesar da liberação, até o momento, apenas o Shopping Costa Dourada e o Cinema São Luiz confirmaram que vão abrir as sessões.

Etapa 10

Aumento da capacidade de todos os três tipos de eventos para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento.

Ficam liberados os parques de diversão, temáticos e similares, com novos protocolos.

Os eventos sociais, culturais e corporativos podem aumentar a capacidade para até 300 pessoas, ou 50% da capacidade do estabelecimento, a partir do dia 12 de outubro.

 

Etapa 11

A última etapa do Plano de Convivência significa o retorno de todas as atividades essenciais, com novos protocolos para autorizar a reabertura do serviço público (100% da capacidade), salões de beleza, comércio varejista, serviços médicos, odontológicos, veterinários.

Além de serviços de alimentação; feira e polo de confecção; shoppings, centros comerciais e praças de alimentação; museus, cinemas e parques de diversão; e locais para prática esportiva.

Ainda não tem previsão de avanço para a Etapa 11. Vale lembrar que o Governo de Pernambuco prorrogou o estado de calamidade por mais 180 dias devido à pandemia da covid-19.