aulas presenciais

TJPE suspende liminar e aulas presenciais na rede estadual podem retornar em Pernambuco

Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu retorno aulas presenciais na rede estadual em Pernambuco

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 09/10/2020 às 18:42 | Atualizado em 14/06/2023 às 7:20
Brenda Alcântara/JC Imagem
FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem

Após conseguir suspender a liminar que impedia o retorno das aulas presenciais na rede privada, a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) também obteve recurso para suspender liminar que estava proibindo a retomada na rede estadual.

A decisão foi concedida, nesta sexta-feira (09), pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Diante disso, os estudantes do 3º ano do ensino podem frequentar as salas de aulas no Estado.

Greve contra aulas presenciais

Os professores da rede estadual de Pernambuco decidiram suspender a greve, deflagrada há três dias.

A categoria aprovou a garantia que o governo estadual deu de não retornar às aulas presenciais na rede estadual até 21 de outubro, mesmo que a Justiça autorize.

Mudança no horário das aulas

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, falou sobre uma mudança no horário de início das aulas presenciais, considerando os horários de pico do transporte público.

Em vez de iniciar entre 7h e 7h30, as atividades começarão entre 8h e 8h30. Ainda de acordo com secretário de Educação, a medida vai atender principalmente os alunos que residem na Região Metropolitana do Recife.

Cronograma das aulas

O Governo de Pernambuco anunciou as datas de retorno das aulas presenciais, começando com os estudantes que estão no 3º ano do ensino médio, a partir do dia 06 de outubro, do 2º ano para o dia 12 de outubro e 1º ano no dia 20 de outubro.

As aulas presenciais para as crianças seguem proibidas para rede pública quanto para a rede privada. Com isso, os alunos (as) continuam com aulas de forma online, através da internet.

De acordo com o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amancio, o retorno é opcional, ou seja, os pais decidem se vão deixar seus filhos, menores de idade, retornarem as aulas presenciais.

A volta das aulas já estavam autorizadas para o ensino superior e cursos técnicos, com protocolos de segurança contra o novo coronavírus.