aulas presenciais

Aulas presenciais para alunos do 3º ano retornam nesta quarta (21), garante secretário de Educação de Pernambuco

''Vai ser mantido o calendário de retomada (das aulas presenciais)'', afirmou o secretário Fred Amancio

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 20/10/2020 às 20:47 | Atualizado em 04/05/2023 às 10:01
Pedro Menezes/Governo de Pernambuco
FOTO: Pedro Menezes/Governo de Pernambuco

Em entrevista ao Por Dentro com Cardinot, o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, garantiu que aulas presenciais para os estudantes do 3º ano do ensino médio retornam nesta quarta-feira (21).

Os professores da rede estadual decidiram entrar em greve novamente por conta das aulas presenciais. A paralisação, no entanto, de acordo com a categoria, não irá atingir as aulas remotas (online).

"Vai ser mantido o calendário de retomada (das aulas presenciais). A partir de amanhã (21) os alunos do terceiro ano do ensino médio, depois teremos o segundo ano, a partir do dia 27 de outubro, e o primeiro ano em 3 de novembro", explicou o secretário.

"Isso decorre de duas decisões da Justiça. Uma que determina que qualquer greve do Sindicatos dos Professores é ilegal e outra que determina o retorno das aulas presenciais", afirmou.

As decisões que o secretário se refere são as seguintes:

  • O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai aplicar uma multa de R$ 100 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), caso a categoria entre em greve a partir da 0h de 21 de outubro.
  • Também sobre o descumprimento da liminar que proibiu a paralisação e determinou o retorno dos profissionais da rede estadual de Pernambuco.

De acordo com o Fred Amancio, havia um acordo com o sindicato para a retomada das aulas presenciais, e a decisão da greve pegou o Governo de Pernambuco de surpresa.

"Nós iríamos retomar as aulas no dia 13, mas diante de um entendimento com o Sintepe adiamos a volta para o dia 21 para fazer um trabalho em conjunto de retomada da escolas", disse.

"Nós (Governo de Pernambuco) fomos surpreendidos com a decoração da greve, que fere as duas decisões judiciais. Nosso principal objetivo é ajudar os estudantes", concluiu o secretário.