covid-19

Confira qual é a vacina considerada mais segura contra a covid-19

A informação sobre a vacina em teste considerada a mais segura contra a covid-19 é do Instituto Butantan

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 20/10/2020 às 9:52 | Atualizado em 08/05/2023 às 7:23
Andréa Rêgo Barro/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barro/PCR

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nessa segunda-feira (19) que, dentre todas as vacinas que estão em desenvolvimento e que estão sendo testadas contra a covid-19, a vacina chinesa, chamada de CoronaVac, é a que se mostrou mais segura.

Isso significa que ela não vem apresentando efeitos colaterais graves.

"A vacina Butantan é a mais segura em termos de efeitos colaterais. É a vacina mais segura neste momento não só no Brasil, mas no mundo", disse Dimas Covas. 

Estudos feitos no Brasil com 9 mil voluntários da área da saúde, com idades entre 18 e 59 anos, vêm comprovando os resultados de segurança que já haviam sido registrados em testes de fases 1 e 2 na China.

No Brasil, apenas 35% desses 9 mil voluntários tiveram reações adversas leves após a aplicação da vacina, tais como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem. 

Segundo Dimas Covas, os resultados de eficácia ainda não foram finalizados, porque eles dependem da ocorrência de um número mínimo de infecções por covid-19 entre os voluntários.

Para a CoronaVac, o número mínimo estipulado para uma primeira análise é de 61 infecções. Isso, segundo ele, só deverá ser atingido entre os meses de novembro ou dezembro.

De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, não é possível hoje saber quantos dos voluntários dessa vacina já apresentaram infecção pela doença. Os dados, segundo ele, são sigilosos e analisados por um comitê internacional.