Manguebeat

23 anos após a morte, Chico Science ganha título de patrono do Manguebeat em Pernambuco

A memória de Chico Science segue viva na lembrança dos pernambucanos e não apenas para os seguidores do Manguebeat; o artista ganhou o título de patrono do ritmo em Pernambuco

do Jornal do Commercio Com informações de Jorge Nunes
do Jornal do Commercio
Com informações de Jorge Nunes
Publicado em 30/10/2020 às 19:05 | Atualizado em 17/03/2023 às 8:49
Fred Jordão/Divulgação
FOTO: Fred Jordão/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) concedeu o título de patrono do Movimento Manguebeat a Chico Science, que faleceu em um acidente de carro no dia 2 de fevereiro de 1997, com 30 anos.

Mesmo 23 depois de sua morte, a arte de Chico Science permanece viva na memória dos pernambucanos. O cantor foi extremamente importante para a construção de uma identidade cultural moderna em Pernambuco.

A ideia do projeto começou em setembro deste ano, mas apenas nesta quinta-feira (29) a Lei Nº 17.092 foi publicada no Diário Oficial da Alepe.

Entre os argumentos do título para Chico Science, a representatividade dele no Movimento Manguebeat no início da década de 90 foi um ponto importante, levando o ritmo para outras regiões do Brasil.

Chico Science

A renovação na música popular brasileira, através do Manguebeat, foi liderada por Chico Science. O movimento foi o primeiro ritmo, com agentes fora do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, que obteve alcance nacional.

Chico Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, no bairro de Peixinhos, em Olinda, no ano de 1991. O grupo fazia trabalhos na Região Metropolitana do Recife, mostrando o maracatu rural e o coco de roda com o samba-reggae nas comunidades.