covid-19

Quatros turistas são presos após falsificar exames da covid-19 em Fernando de Noronha

A Ilha de Fernando de Noronha reabriu para o turismo no último dia 10 de outubro; o novo protocolo exige que os turistas façam o teste da covid-19 um dia antes do embarque para o arquipélago Fernando de Noronha

da Rádio Jornal Com informações de Ísis Lima
da Rádio Jornal
Com informações de Ísis Lima
Publicado em 30/10/2020 às 19:48 | Atualizado em 17/03/2023 às 8:25
RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
FOTO: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO

Quatro turistas de Araguaína, no Tocantins, foram presos pela Polícia Civil nesta quinta-feira (29), em Fernando de Noronha, por falsificarem exames da covid-19.

O pedido foi feito pelo Ministério Público e atendido pelo juiz André Carneiro de Albuquerque Santana, que a prisão preventiva dos dois homens e das duas mulheres.

Os turistas foram enquadrados nos crimes de falsificação de documento, uso de documento falsificado e associação criminosa.

A administração de Fernando de Noronha informou que os turistas desembarcaram em um jato particular, na última quarta-feira (28), e os exames que apresentaram estavam com datas do dia 25 de outubro.

Apesar da liberação para turismo na Ilha de Fernando de Noronha, o protocolo exige que os turistas façam o teste da covid-19 um dia antes do embarque para o arquipélago Fernando de Noronha.

Casos de covid-19 em Fernando de Noronha

A administração do Arquipélago de Fernando de Noronha revelou que, durante o último fim de semana, cinco novos casos da covid-19 foram confirmados.

Com isso, o número subiu para 14. Vale lembrar que esses casos da covid-19 foram confirmados após reabertura total da ilha, que aconteceu no último dia 10 de outubro. Ao todo, a Ilha de Fernando de Noronha registrou, desde o inicio da pandemia, 138 casos da doença.

Para garantir a segurança de moradores e visitantes, serão obrigatórios testes do tipo RT-PCR antes e após a estada.

Além disso, os visitantes precisarão assinar o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta concordando com o cumprimento do protocolo e das orientações da Vigilância Sanitária do arquipélago. A assinatura do termo vale também para trabalhadores e prestadores de serviço.