FERNANDO DE NORONHA

Após fala de BOLSONARO sobre FEDERALIZAR o território de FERNANDO DE NORONHA, FOVERNO DE PE emite nota: "Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas"

O presidente fez um pronunciamento e falou da possibilidade do arquipélago de Fernando de Noronha voltar a ser do Governo Federal

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 06/11/2020 às 16:00 | Atualizado em 13/06/2023 às 8:17
RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO
FOTO: RICARDO ROLLO/MINISTÉRIO DO TURISMO

Diante da fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite dessa quinta-feira (5) em live, sobre a possibilidade de federalizar o Arquipélago de Fernando de Noronha, o Governo de Pernambuco emitiu uma nota na manhã desta sexta-feira (6), afirmando as ações governamentais feitas no local, que pertence ao Estado.

Na nota, o governo estadual diz que “criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas”, com relação à fala de Bolsonaro de querer transformar Noronha em polo turístico a partir da federalização.

"A população de Fernando de Noronha, a exemplo de todos os brasileiros, conta com ações efetivas, integradas quando possível, para que as melhorias sigam acontecendo. Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas", diz nota.

Confira a nota do Governo de Pernambuco na íntegra

Em respeito à Constituição Federativa do Brasil e ao povo de Pernambuco, o Governo do Estado tem trabalhado muito para encontrar soluções para superação dos desafios atuais.

Em Fernando de Noronha somente nos últimos dois anos, o Governo de Pernambuco investiu mais de R$ 20 milhões na construção de casas, recuperação de estradas vicinais, implantação de iluminação de LED e readequação completa do porto de Fernando de Noronha.

Estamos também ampliando a oferta de energia solar e reduzindo a poluição na ilha, com os programas Carbono Zero e Plástico Zero.

>> Após cirurgia, Bolsonaro está clinicamente estável

No mesmo período, o Governo Federal divulgou três vezes que iria mandar recursos para o saneamento e nunca liberou qualquer valor, além de aumentar o preço das taxas de preservação ao invés de extingui-las, como havia prometido.

A população de Fernando de Noronha, a exemplo de todos os brasileiros, conta com ações efetivas, integradas quando possível, para que as melhorias sigam acontecendo. Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas.

Veja a live do presidente Bolsonaro em que ele fala sobre federalizar Fernando de Noronha