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Quem teve BPC suspenso ou cessado pode solicitar benefício; veja como

Quem teve o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso ou cessado pode regularizar a situação e voltar a ter acesso ao benefício

TV Jornal
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Publicado em 09/11/2020 às 8:34 | Atualizado em 07/06/2023 às 9:35
Marcelo Camargo/ABr
FOTO: Marcelo Camargo/ABr

Com informações do Ministério da Cidadania

Os beneficiários que tiveram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso ou cessado até março deste ano poderão regularizar a situação e voltar a ter acesso ao benefício.

De acordo com a Portaria Nº 1.130/ME, aqueles que tiveram o benefício suspenso ou cessado por falta de inscrição no Cadastro Único terão o direito de solicitar o desbloqueio ou reativação junto ao INSS – o pedido deve ser feito por meio do site ou aplicativo.

Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Para facilitar o processo, o Ministério da Cidadania já encaminhou ao INSS, desde o início da pandemia de Covid-19, listagem com 26.596 benefícios para reativação automática dos créditos ou benefícios.

Assim, foi identificado requerimento de reativação pelo interessado junto ao INSS e inscrição, independente da data em que foi realizada no CadÚnico.

Os benefícios constantes na relação encaminhada pela pasta, e não abrangidos pelo procedimento automático, serão reativados de forma manual pelas unidades descentralizadas do INSS.

Razões

Os beneficiários que tiveram a suspensão ou a cessação por razões não inerentes ao Cadastro Único, como ausência de saque do valor do benefício ou por não realização de comprovação de vida, também poderão solicitar a regularização, mas terão que aguardar análise do INSS sobre o pedido.

Pagamentos do BPC

A reativação do benefício implicará o pagamento de todos os valores devidos durante o período em que o benefício esteve suspenso ou cessado, excetuando o período em que o benefício comprovadamente não é devido.