PANDEMIA

COVID-19: Primeiro caso de AULAS PRESENCIAIS SUSPENSAS em escola estadual de Pernambuco

As aulas presenciais para o ensino médio público foram retomadas em 21 de outubro, liberadas pelo Governo de Pernambuco

do JC Online Com informações de Margarida Azevedo
do JC Online
Com informações de Margarida Azevedo
Publicado em 24/11/2020 às 18:00 | Atualizado em 15/03/2023 às 10:13
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A Secretaria de Educação de Pernambuco cancelou, nesta terça-feira (24), as aulas presenciais da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, localizada em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, por causa de casos da covid-19.

A informação foi confirmada pela colunista Margarida Azevedo, do Jornal do Commercio.

Ainda de acordo com a jornalista, é a primeira vez que uma escola da rede estadual teve as aulas presenciais suspensas desde o retorno do ensino médio na rede pública de ensino, no dia 21 de outubro.

Ao todo, escola estadual tem 448 alunos matriculados. Os exames da covid-19 foram realizados na segunda-feira (23), a pedido da equipe de vigilância sanitária de Sertânia.

De acordo com a apuração de Margarida Azevedo, os professores defendem que as aulas não retornem enquanto não houver segurança para todos da escola. Leia mais no JC Online.

"Sugerimos que a escola siga os protocolos estabelecidos pela notas técnicas estaduais e portarias referentes ao aparecimento de casos suspeitos e confirmados para COVID 19.

Foram 24 profissionais testados na segunda-feira, 23, totalizando 10 casos confirmados.

Desses, apresentaram resultado positivo uma merendeira, dois vigilantes, três auxiliares de serviços gerais, dois professores e duas pessoas da gestão ou secretaria", explica a professora Carla Gonçalves Galindo.

Casos de covid-19 em escolas particulares

No dia 22 de outubro, o Colégio Damas suspendeu as aulas presenciais para as turmas do 3º ano do ensino médio por 14 dias após um estudante também ser infectado com o novo coronavírus.

Um dos alunos contaminado teria participado recentemente de uma festa com outros colegas da escola.

O outro caso de covid-19 em escola particular foi no Colégio Grande Passo, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, cancelou as aulas presenciais para uma das turmas do 2º ano.

Em contato com a produção da TV Jornal, a diretora do colégio, Solange Mota, reforçou que o aluno apresentou os sintomas no mesmo dia do retorno das aulas presenciais e, por causa disso, acredita que o estudante não foi infectado na escola.

Protocolo contra o coronavírus

  • Reduzir a ocupação das salas de aula;
  • adotar revezamento de turmas, se necessário.

Distanciamento social

  • Manter, pelo menos, 1,5 m (um metro e meio) de distância entre os estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores, em todos os ambientes do estabelecimento de ensino;
  • estabelecer o número de estudantes por turma, observando rigorosamente as normas de distanciamento, 1,5m (um metro e meio) entre as bancas escolares, reduzindo a quantidade de estudantes, se necessário;
  • promover diferentes intervalos de entrada, saída e alimentação entre as turmas, com o objetivo de evitar aglomerações.

Prevenção/proteção

  • Utilizar a máscara de forma obrigatória e contínua, por todas as dependências do estabelecimento de ensino, devendo ser observadas as orientações específicas quando se tratar de crianças até dois anos de idade;
  • disponibilizar, para uso dos estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores local para lavagem frequente das mãos, provido de sabão, toalhas de papel além da disponibilização do álcool 70%, em pontos estratégicos de fácil acesso;
  • higienizar grandes superfícies com os seguintes produtos: hipoclorito de sódio a 0.1%; alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%; dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo); iodopovidona (1%); peróxido de hidrogênio 0.5%; ácido peracético 0,5%, quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%; compostos fenólicos;
  • desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa, observando as medidas de proteção, em particular o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) quando do seu manuseio.

Monitoramento e educação

  • Elaborar cartilha de orientação sobre os cuidados básicos de prevenção do novo coronavírus para disponibilizar pela internet para estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores;
  • orientar estudantes, trabalhadores em educação e colaboradores dos estabelecimentos de ensino que apresentarem sintomas gripais, e os seus contatos domiciliares, a acessarem o aplicativo “Atende em Casa”. Durante o acesso, serão orientados sobre como proceder com os cuidados, inclusive sobre a necessidade de procurar um serviço de saúde.